Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

Reitora de universidade teria cometido plágio em artigo científico

Publicado por Espaço Vital
    há 14 anos

A Universidade de São Paulo abriu uma sindicância interna para apurar uma acusação de plágio em artigo científico que envolve a reitora da instituição, Suely Vilela. O estudo, publicado no ano passado, teria utilizado três imagens de um outro artigo de 2003 produzido por cientistas de outras instituições.

Há também dois parágrafos com uma redação semelhante, mas com adaptações para as diferentes metodologias usadas nas duas pesquisas. O texto é assinado por 11 pesquisadores, nove deles da USP. As informações são dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

A maior parte dos autores do artigo de 2003 pertence ao Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Há cerca de dez dias, tais autores notaram que três imagens de microscopia eletrônica presentes no estudo dos cientistas da USP eram idênticas às que usaram no seu próprio trabalho.

No dia seguinte, a líder do grupo da UFRJ, Angela Hampshire Lopes, entrou em contato com as duas revistas científicas e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para informar o ocorrido.

As duas revistas já entraram em contato com os autores da segunda pesquisa para solicitar uma retratação. A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP iniciou uma sindicância na terça-feira para apurar se houve má-fé dos pesquisadores da instituição.

A reitora da USP, Suely Vilela, divulgou nota para afirmar que sua colaboração foi "na área de isolamento e purificação de toxinas animais, matéria distinta em relação às passagens e imagens questionadas".

Sua nota refere que o artigo é "resultado da tese de doutorado da aluna Carolina Dalaqua SantAna orientada pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Andreimar Martins Soares". A reitora orientou o mestrado de Carolina.

A aluna, que deixou a universidade depois de concluir o doutorado, não foi localizada ontem pelos jornalistas.

O professor Soares está na Costa Rica e deve voltar ao Brasil na próxima semana. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia, Rodrigo Guerino Stabeli, que também assina o artigo, afirma que "espera o retorno de Soares para esclarecer o incidente".

• Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações334
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reitora-de-universidade-teria-cometido-plagio-em-artigo-cientifico/1996593

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 6 anos

Banda Calcinha Preta terá de indenizar autor de música de sucesso por violação de direitos autorais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)