Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeição de Contas é causa mais efetiva de impugnações de candidaturas

    De 408 casos de impugnação de candidaturas com base na Lei da Ficha Limpa, 211 (52%) foram motivadas pela rejeição das contas pelos Tribunais de Contas. Esses dados tratam de impugnações já protocoladas pelos Ministérios Públicos Eleitorais de 24 Estados da Federação. A declaração final da inelegibilidade dos candidatos caberá à própria Justiça Eleitoral.

    A pesquisa realizada pelo Congresso em Foco e pelo Blog do repórter do Estadão, Fausto Macedo, considerou as 14 hipóteses de impugnações. Além da rejeição das contas pelos TCs (211 52%), estão as condenações pelos Tribunais Regionais Eleitorais (52 13%), as condenações em ação civil pública por ato doloso de improbidade administrativa (42 10%), as condenações criminais (16 4%), as demissões a bem do serviço público (10 2%) as condenações por captação ou gasto ilícito (8 2%) e as contas julgadas irregulares por decisão de Câmaras de Vereadores (4 1%), entre outros motivos.

    • Publicações6434
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeicao-de-contas-e-causa-mais-efetiva-de-impugnacoes-de-candidaturas/133902608

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)