Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeitado o PL das 12 horas de trabalho por 36 de descanso

    há 9 anos

    O Instituto dos Advogados Brasileiros rejeitou o projeto de lei 6.071/2013, da deputada Alice Correa (PP/SP), que inclui na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) a jornada em regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso. A rejeição se deu com a aprovação, na sessão ordinária desta quarta-feira (5/8), do parecer contrário à proposta parlamentar elaborado pelo Dr. Augusto Haddock Lobo, da Comissão de Direito do Trabalho. De acordo com o relator, "é flagrante o antagonismo constitucional do projeto de lei".

    Segundo ele, "ainda que o projeto de lei esteja galgado em propósitos benéficos no sentido de amplificar a relação contratual de empregados e empregadores, o tema relativo à compensação de horário do sistema de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso já está sobejamente remediado pelo conjunto normativo contido no Estatuto Celetista, cujo sedimento deriva de normas constitucionais".

    O relator argumentou, também, que "a interpretação da norma está absolutamente absorvida pela doutrina e iterativa jurisprudência pátria". De acordo com Augusto Haddock Lobo, "não há como legislar casuisticamente em matéria de compensação de horários, a qual comporta até mesmo fixação de jornada inferior à legal, desde que derive de convenção coletiva ou de comum acordo das partes".

    O advogado registrou, ainda, em seu relatório que "a Constituição Federal prevê, no que se refere à duração do trabalho normal, que é facultada a compensação de horário e redução de jornada, desde que mediante acordo ou convenção coletiva, o que, por esse prisma, atrai para o projeto de lei flagrante antagonismo constitucional".



    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2528
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitado-o-pl-das-12-horas-de-trabalho-por-36-de-descanso/217202888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)