Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rejeitado pedido de liberdade a acusado de abastecer quadrilha que remetia drogas para África do Sul e Itália

    Grupo acusado pelo MPF tinha Santos e Salvador como pontos de passagem de entorpecentes trazidos do Paraguai

    A Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR-3) obteve, em sessão realizada terça-feira (05/06), a manutenção da prisão preventiva de Carlos Godoy, acusado de ser o fornecedor de organização criminosa especializada em remeter entorpecentes de países vizinhos para países da Europa e da África a partir do Brasil. Desmantelada em 2011 pela Polícia Federal na Operação Mapinguari, a quadrilha se valia do porto de Santos e do aeroporto de Salvador para remeter a droga, em especial para a Itália e para a África do Sul país onde 150 quilos de cocaína do grupo foram apreendidos em um contêiner que partiu de Santos.

    A defesa de Godoy alegava excesso de prazo em sua prisão para pedir, em sede de habeas corpus, a liberdade de seu cliente. O Ministério Público Federal (MPF), em parecer da PRR-3, rechaçou o argumento, demonstrando que a instrução processual já estava encerrada, pendente apenas de complementações, como a juntada ao processo de cartas precatórias das testemunhas arroladas pela própria defesa dos denunciados, dentre elas, as testemunhas solicitadas pelos advogados do próprio Carlos Godoy.

    Além disso, a Procuradoria destacou a complexidade do caso, em especial da necessidade de expedição de diversas cartas precatórias para ouvir as testemunhas indicadas e em razão do requerimento de diligências complementares requeridas pelas partes. Ademais, é relevante destacar que, nos termos do enunciado da Súmula nº 52 do C. STJ, 'encerrada a instrução criminal, fica superada a alegação de constrangimento por excesso de prazo', acrescentou a PRR-3, opinando assim pela denegação da ordem do habeas corpus.

    Por unanimidade, a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) acolheu a posição do MPF e julgou improcedente o habeas corpus, denegando assim o pedido de liberdade em favor de Carlos Godoy.

    Processo nº: 0008346-95.2012.4.03.0000

    Assessoria de Comunicação Social

    Procuradoria Regional da República da 3ª Região

    Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 9167 3346

    ascom@prr3.mpf.gov.br

    twitter: @mpf_prr3

    • Publicações430
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rejeitado-pedido-de-liberdade-a-acusado-de-abastecer-quadrilha-que-remetia-drogas-para-africa-do-sul-e-italia/3144208

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)