Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Relator da CPI da Funai diz que secretário da Contag ameaçou deputados favoráveis ao impeachment

    Aristides dos Santos diz que seu depoimento não tem relação com o objeto da comissão

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos
    Assista ao vivo

    O secretário de Finanças e Administração da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Aristides Veras dos Santos, afirmou há pouco que o seu testemunho à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Funai e Incra “não tem muito o que ajudar no objeto da comissão”. Ele disse que vai exercer o direito de ficar em silêncio, por orientação de seu advogado. O depoente tem liminar do Supremo Tribunal Federal que lhe garante o direito de permanecer em silêncio na CPI e de ser assistido por seu advogado.
    Aristides se limitou a dizer que a Contag tem 52 anos de história, representa 20 milhões de trabalhadores rurais, e tem mais de 4 mil sindicatos filiados.

    Após a fala inicial do depoente, o relator da CPI, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), afirmou que lamenta que “quem falou tanto dentro da estrutura do Palácio do Planalto vai ficar calado na Casa do povo”. O pedido de oitiva com o secretário da Contag foi feito pela deputada Tereza Cristina (PSB-MS). Ela argumenta que, em cerimônia no Palácio do Planalto, no dia 1 de abril, Aristides incitou a violência e o cometimento de crimes, ao incentivar que os trabalhadores rurais ocupassem gabinetes e fazendas de parlamentares.

    “A bancada da bala no Congresso Nacional, vocês sabem que é forte, e a forma de enfrentar a bancada da bala contra o golpe é ocupar as propriedades deles ainda lá nas bases, lá no campo. E a Contag e os movimentos sociais do campo é que vão fazer isso”, disse Aristides na cerimônia. “Foi uma ameaça a todos que são a favor do impeachment”, argumentou Leitão. Ele acrescentou ainda que, por coincidência ou não, houve invasão da propriedade do líder do PMDB no Senado, senador Eunício Oliveira (CE).

    O relator afirmou ainda que Aristides reside em apartamento na Asa Sul, questionou onde ele exerce a atividade de agricultura e disse que o padrão de vida do depoente é muito distinto dos trabalhadores que ele representa. O parlamentar questionou ainda como foram pagas diversas viagens internacionais do secretário da Contag e perguntou se os trabalhadores que ele representa sabem que ele possui o carro Honda Civic no valor de R$ 60 mil. Além disso, perguntou se esses agricultores o autorizaram "a falar em nome deles defendendo um partido político e a presidente Dilma Rousseff".

    Tensão
    A deputada Erika Kokay (PT-DF) tentou fazer questão de ordem dizendo que as perguntas não tinham relação com o escopo da CPI e que a comissão estaria fazendo “polícia política”. O presidente da comissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), respondeu que não haveria questão de ordem durante a fala do relator, causando protestos da deputada e iniciando confusão na comissão. Moreira restituiu o tempo do relator a cada interrupção.

    A sessão já começou em clima tenso. O deputado Glauber Braga (Psol-RJ) questionou a decisão do presidente da CPI de não colocar em votação a ata da sessão anterior. Moreira disse que a ata não está pronta e que a votação do documento é apenas protocolar e seria feita na próxima reunião. Para Braga, sem a votação da ata, a reunião desta quarta-feira não poderia nem mesmo ser realizada.

    A reunião da CPI prossegue no plenário 9.

    Mais informações a seguir

    Acompanhe a transmissão ao vivo também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

    Reportagem - Lara Haje
    Edição - Marcia Becker

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-da-cpi-da-funai-diz-que-secretario-da-contag-ameacou-deputados-favoraveis-ao-impeachment/324043881

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)