Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Relator da LDO, Loureiro destaca critérios para a lei orçamentária

    Na discussão do projeto 172/2011, que trata da Lei das Diretrizes Orçamentárias, o relator da matéria na Comissão de Finanças e Planejamento, deputado Adroaldo Loureiro (PDT), destacou da tribuna os critérios adotados para acolher as 121 emendas encaminhadas ao instrumento de planejamento governamental, que deve estar em sintonia com o Plano Plurianual do governo para o quadriênio 2012-2015.

    Loureiro explicou que a LDO, neste primeiro ano da legislatura, enfrentou os efeitos da Emenda Constitucional no. 59/2011, aprovada pela Assembleia Legislativa, que determina que a tramitação do PPA ocorra a partir de 1o. de agosto. Esta situação impediu a consideração de critérios objetivos para a avaliação de emendas parlamentares que tratavam de metas e prioridades da administração pública estadual, explicou o deputado. Disse, ainda, que a presidente da Comissão de Finanças e Planejamento, deputada Maria Helena Sartori (PMDB), recebeu parecer da Procuradoria-Geral da Casa orientando pela apreciação da LDO, independente do PPA.

    O relator da LDO detalhou que foram acolhidas na íntegra, em anexo próprio, as propostas de inclusão de metas e prioridades dos Poderes Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, do Tribunaol de Contas e da Assembleia Legislativa. Segundo Loureiro, foram apresentadas 121 emendas ao projeto de lei, das quais, 100 foram consideradas indicativas, oito receberam parever favorável, nove tiverqam parecer contrário, quatro foram prejudicadas e cinco apresentadas como emenda de relator.

    As cinco emendas parlamentares foram aprimoradas à técnica legislativa e orçamentária e apresentadas como emenda de relator. O relator destacou, ainda, a emenda popular firmada por mais de 500 cidadãos propondo a execução prioritária das ligações e acessos asfálticos municipais, cujos projetos estejam concluídos ou com obras em andamento.

    Ao agradecer o apoio recebido para a relatoria da matéria, Adroaldo Loureiro solicitou a aprovação da mesma para envio ao Executivo dentro do prazo legal, até o dia 15, conforme determina a prerrogativa constitucional.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-da-ldo-loureiro-destaca-criterios-para-a-lei-orcamentaria/2772135

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)