Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Relator quer que medidas contra a corrupção sejam votadas pela Câmara até novembro

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 8 anos

    Lorenzoni considera que teste de integridade de servidores é uma proposta “de difícil assimilação”

    O relator da Comissão Especial de Combate à Corrupção, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), quer que o Projeto de Lei 4850/16, que reúne dez medidas contra a corrupção propostas pelo Ministério Público, seja votado pela Câmara até novembro.

    Ele participa de audiência na comissão, que conta com a presença do procurador da República da 2ª Vara Federal Criminal no Paraná, Deltan Martinazzo Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava-Jato.

    Lorenzoni afirmou que o Parlamento dará resposta à demanda da população brasileira por medidas de combate à corrupção. E ressaltou que a legislação valerá para todos os agentes públicos, pois “a corrupção não é particularidade de apenas um dos poderes da República”.

    Teste de integridade
    O relator observou ainda que considera uma das medidas propostas — o teste de integridade de servidores — “de difícil assimilação numa cultura como a brasileira, em que não há pudor no exercício do poder” . Ele lembrou que, há pouco tempo, a Câmara era presidida por um deputado que exonerou servidores por não atuarem de acordo com o seu interesse.

    A proposta do Ministério Público é criar um teste de integridade no âmbito da administração pública. Haveria uma simulação de episódio, sem o conhecimento do servidor, com o objetivo de testar a sua conduta moral e predisposição para cometer ilícitos.

    Deltan Dallagnol destacou que o teste de integridade é recomendado pela Transparência Internacional e pela Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o procurador, o teste não servirá para punir ninguém criminalmente, mas poderá ser usado para demissão e também para dar início a uma investigação contra a pessoa reprovada. Segundo ele, o teste, aplicado de forma sistemática, seria “capaz de mudar uma cultura de corrupção”.

    Reportagem – Lara Haje
    Edição – João Pitella Junior

    A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'
    • Publicações97724
    • Seguidores268378
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/relator-quer-que-medidas-contra-a-corrupcao-sejam-votadas-pela-camara-ate-novembro/371492002

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)