Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Representantes de Viamão reivindicam diálogo sobre construção de presídios no município

    Os dois presídios estaduais que poderão ser construídos em Viamão e a articulação junto ao governo estadual para a realização de audiência para debater o tema pautaram o encontro realizado na tarde desta quarta-feira 5 entre o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT) e membros da comunidade do município localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre. O grupo de mais de 20 pessoas, incluindo moradores dos bairros afetados, lideranças políticas, representantes das comunidades escolar e indígena, empresários e produtores rurais, trouxe a demanda para o legislativo estadual a partir de decisão tomada em audiência pública realizada no município.

    "Não somos contrários à medida. Somos contrários ao método utilizado pelo executivo municipal, sem nenhuma consulta à população, e às localizações equivocadas para a construção dos prédios", afirmaram os vereadores Rodrigo Pox (PDT, presidente da Comissão de Segurança), Adão Pretto Filho (PT) e Guto Lopes (PSOL, líder da oposição na Câmara Municipal). A posição dos membros do legislativo viamonense foi corroborada pelos demais participantes, que destacaram que a resistência dos moradores não é em relação ao empreendimento em si, mas à decisão tomada de forma unilateral do prefeito André Pacheco (PSDB) e os locais escolhidos: um próximo Tarumã, no caminho entre o Condado de Castella e Vila Elza, e um outro, ainda em fase inicial de tratativas, em Itapuã. Para os representantes da comunidade, o primeiro, para abrigar cerca de 430 apenados, estaria muito próximo de área residencial e do centro da cidade, além do apelo turístico (caso do autódromo), enquanto o segundo em área indígena demarcada.

    "O governo escolhe fechar uma fundação de propriedade do estado (Fepagro) voltada à pesquisa e ao desenvolvimento agropecuário, justamente a vocação econômica do município e de grande parte do RS, para abrir um presídio", criticaram os presentes, lembrando que hoje Tarumã é o único atrativo da cidade em termos de turismo e que um centro correcional em Itapuã iria ofuscar e descaracterizar o local. "Queremos dialogar, sugerir alternativas, participar das decisões que são importantes para a cidade e sua população", enfatizaram os participantes durante a audiência, destacando como sugestão para a instalação dos presídios uma área do governo estadual próxima ao distrito industrial do município. "O que reivindicamos são critérios que dialoguem com os interesses dos moradores de Viamão", enfatizaram os participantes.

    Já nos próximos dias será encaminhado pela presidência do parlamento estadual um ofício para formalizar o pedido de abertura de um canal de negociação com o governo junto à Casa Civil ou com a Secretaria Estadual da Segurança.





    Também participaram da audiência representantes dos mandatos dos deputados Adão Villaverde e Stela Farias (PT).

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/representantes-de-viamao-reivindicam-dialogo-sobre-construcao-de-presidios-no-municipio/475568135

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)