Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Requião assina acordo de integração entre Paraná e província da Argentina

    há 16 anos

    Os governadores Roberto Requião, do Paraná, e Hermes Juan Binner, da província argentina de Santa Fé, assinaram, nesta segunda-feira (20), protocolo de intenções que vai possibilitar a integração em diversos setores. “É preciso deixar de lado a estéril idéia de competição. Nossa visão deve ser a da complementaridade – financeira, econômica, cultural – e da formação de um processo civilizatório comum de cidadania latino-americana”, afirmou Requião.

    A integração, de acordo com Requião, não pode se restringir à criação de cenários e abertura de espaços comerciais. “Estamos apostando no intercâmbio cultural, fundamentalmente através da relação entre as universidades e da abertura de vagas para estudantes”, explicou.

    Binner destacou a importância da visita que o Paraná realizou em março deste ano à província, sendo o primeiro estado brasileiro a assinar acordo com a província argentina. “Mantemos contato muito grande com o governador Requião e diversas autoridades brasileiras. Precisamos olhar as nossas raízes históricas para encontrar os valores que permitam a integração plena. Criamos hoje um vínculo que vai se desenvolver com o tempo”, afirmou.

    ÁREAS – O protocolo de intenções prevê ações nas áreas de políticas públicas, ciência e tecnologia, comércio exterior, ensino superior, cultura, turismo e meio ambiente. “Santa Fé é a terceira maior economia da Argentina e essa assinatura demonstra a consolidação do Paraná na relação com províncias do país vizinho”, afirmou o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) no Paraná, Santiago Gallo.

    “Temos apenas 10 meses do governo em Santa Fé e uma forte política para integração regional. O Paraná foi o nosso primeiro objetivo de parceria e assinamos hoje um convênio ambicioso”, afirmou Maria Alarcón, secretária de Integração Regional de Santa Fé. “A nossa província, essencialmente agro-industrial, é complementar à do Paraná, por isso nosso relacionamento é fundamental”, disse.

    Na área de ensino superior, o secretario de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Fé, David Asteggiano, explicou que é através de institutos universitários e dos centros de pesquisa que se articulam as políticas da área nas províncias, já que não existe sistema estadual. “Nós temos uma das maiores tradições de ensino universitário na Argentina, com três universidades nacionais. Pela primeira vez o governo de Santa Fé criou uma secretaria para o setor. A nossa responsabilidade é ainda maior e, por isso, buscamos e damos grande importância à cooperação com o Paraná”, disse.

    Também estiveram participaram da cerimônia de assinatura os secretários paranaenses Virgílio Moreira Filho, da Indústria e Comércio, Celso Caron, do Turismo, Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Vera Mussi, da Cultura, e o secretário em exercício do Meio Ambiente do Paraná, Allan dos Santos. Pela Argentina, estiveram presentes a secretária de Regiões, Municípios e Comunas, Mônica Bifarello, do vice-consul da Argentina no Paraná, Carlos Sanches, e Nestor dos Santos, assessor de comércio exterior do consulado.

    • Publicações2391
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requiao-assina-acordo-de-integracao-entre-parana-e-provincia-da-argentina/146311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)