Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Resolução define locais para recolhimento de presos definitivos e provisórios

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    O Diário da Justiça Eletrônico publicou Resolução nº 1149/2016-COMAG, que dispõe sobre a regulamentação do local de recolhimento de presos definitivos e provisórios. A matéria foi aprovada, de maneira unânime, pelo Conselho da Magistratura, e teve como relatora a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira. Segundo ela, o objetivo é atualizar as regras existentes, originárias dos Ofícios-Circulares nºs 154/2004-CGJ e 572/2008-CGJ, determinando a quais estabelecimentos prisionais cada magistrado deve encaminhar os presos de sua comarca.

    Em seu voto, a Desembargadora Iris destacou o parecer da Juíza-Corregedora Traudi Beatriz Grabin: "Verificou-se necessária a atualização do aludido ato, tendo em vista a ocorrência de alterações após sua edição em 2008 como a desativação de alguns estabelecimentos prisionais como, por exemplo, o Instituto Penal de Viamão, que ainda está sendo referido como local de recolhimento de presos para algumas Comarcas do Estado".

    A Desembargadora acrescentou que, também conforme o estudo efetuado, algumas penitenciárias estão em situação extrema de superlotação, com índices que chegam a ultrapassar 200% da capacidade máxima indicada pela engenharia. Dois exemplos destacados são os Presídios de Encruzilhada do Sul, previsto para abrigar 38 detentos porém, atualmente, está com 122 presos, atingindo 221% da sua capacidade. O Presídio de Camaquã, que pode receber 94 presidiários, possui 295, ou seja, 214% além da projeção efetuada quando ocorreu sua construção. Os dados foram apresentados pelo setor de Coordenação de Correição Judicial da Corregedoria-Geral da Justiça (vide tabela abaixo).

    A resolução 1149/2016 entrou em vigor no dia 10 deste mês e apresenta tabelas com os estabelecimentos prisionais de todas as 164 Comarcas existentes no Rio Grande do Sul.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resolucao-define-locais-para-recolhimento-de-presos-definitivos-e-provisorios/353262062

    Informações relacionadas

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 8 anos

    As 6 fases da prisão em flagrante

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Conflito de Jurisdição: CJ XXXXX-30.2022.8.21.7000 CAXIAS DO SUL

    Leonardo Castro, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 10 anos

    Legislação comentada - artigos 304/310 do CPP - prisão em flagrante

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)