Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Responsabilidade civil do Estado por ato jurisdicional pressupõe prova de dolo, fraude ou má-fé do magistrado

    A Advocacia Regional do Estado em Divinópolis obteve sentença favorável, confirmada por acórdão do TJMG no julgamento da apelação cível n.º 1.0514.11.003059-0/001, que rejeitou pretensão indenizatória fundada em suposto erro judiciário.

    Concordando com os argumentos expostos pela AGE, o juiz de primeiro grau e o TJMG entenderam que o Estado não pode ser responsabilizado pelo convencimento expresso pelos magistrados em suas decisões (atos jurisdicionais propriamente ditos), salvo nas hipóteses de dolo, fraude ou má-fé.

    Assim, independente da justiça ou injustiça da decisão jurisdicional que causou prejuízo à parte, considerando a ausência de prova do elemento subjetivo, o pedido foi julgado improcedente por sentença confirmada em grau de recurso.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-civil-do-estado-por-ato-jurisdicional-pressupoe-prova-de-dolo-fraude-ou-ma-fe-do-magistrado/326461455

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Qual a diferença entre direitos humanos e direitos fundamentais?

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo 10. Responsabilidade Civil em Psiquiatria

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)