Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Responsabilidade do avalista pode ser buscada em ação monitória

    Publicado por Espaço Vital
    há 9 anos

    O fato de o credor utilizar título executivo extrajudicial não prescrito como prova escrita em ação monitória não libera da garantia prestada os avalistas de nota promissória. Com esse entendimento, a 4ª Turma do STJ manteve acórdão do TJRS em cobrança de dívida contraída junto à extinta Caixa Econômica Estadual.

    O Estado do RS ajuizou ação monitória contra o devedor e o avalista para receber o valor constante de instrumento de confissão de dívida. A ação foi extinta sem julgamento de mérito ao fundamento de que “título executivo extrajudicial não prescrito não é instrumento hábil para instruir ação monitória”.

    De acordo com a sentença, o Estado deveria buscar o crédito via ação executiva, já que o instrumento particular de confissão de dívida possui os requisitos de certeza, liquidez e exigibilidade.

    O TJRS reformou a sentença por entender que a ação monitória constitui uma escolha para o credor, já que o portador do título pode se utilizar dos meios de cobrança que a lei lhe permite para exercer seu direito.

    Os devedores recorreram sem êxito ao STJ.

    Segundo o julgado superior, “não há impedimento legal para que o credor, possuidor de título executivo extrajudicial, use o processo de conhecimento ou a ação monitória para a cobrança de seu crédito, desde que seja sempre garantido o direito de defesa do devedor” . (REsp nº 1175238).

    -----------

    Nota do editor – Página atualizada às 10h10min – para correção (acima) do número do processo - em atenção à observação feita pelo advogado Gerson.


    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações263
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-do-avalista-pode-ser-buscada-em-acao-monitoria/206527362

    Informações relacionadas

    Ação de Cobrança x Ação de Locupletamento Ilícito

    Ciro Fachim Sgavioli , Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Nota Promissória: o que é e como cobrá-la

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)