Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Resultado da nova diretriz para desempregado com CNPJ será avaliado pela DPU

    há 8 anos

    Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) vai acompanhar durante o mês de junho as mudanças feitas pelo Ministério do Trabalho nos critérios de concessão de seguro-desemprego para trabalhadores que têm o nome vinculado a empresas ainda ativas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). As alterações, consolidadas na Circular 14, publicada na semana passada, resultaram de reuniões com Defensores Públicos Federais após a instituição ter enviado recomendação ao ministério para flexibilização das exigências.

    De acordo com o Defensor Público Federal Eduardo Nunes Queiroz, o objetivo do acompanhamento é avaliar a eventual necessidade de mais mudanças para melhorar o acesso dos desempregados ao benefício. Sob a alegação de barrar fraudes de pessoas que se autodemitiam de suas empresas, o ministério passou a checar o vínculo com o CNPJ. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, 375 trabalhadores procuraram a DPU para relatar a negativa do seguro-desemprego devido a CNPJ ativo, mesmo quando a empresa que abriram não estava mais em funcionamento, crescimento de 217,8% neste tipo de atendimento sobre todo o ano de 2015.

    “O ministério tem se mostrado disposto a trabalhar com a Defensoria Pública da União para a melhoria dessa exigência, e a normativa publicada agora é primeiro passo para reduzir a judicialização nos casos de trabalhadores injustamente qualificados como empresários. A circular não é a solução definitiva. Por isso, vamos acompanhar seus efeitos para continuar negociando”, explica Eduardo Queiroz. Ele destaca, entretanto, o avanço já alcançado: “Antes, quando aparecia CNJP, o seguro-desemprego era negado, agora abriu-se porta para solução”.

    Conforme a nova circular, o desempregado com CNPJ identificado como ativo pelo sistema ainda terá que pedir baixa da empresa na Junta Comercial ou na Receita Federal. A norma, entretanto, permite que a baixa ocorra após o indeferimento do pedido de seguro-desemprego. Além disso, a prova de baixa da empresa será reapreciada no mesmo processo administrativo indeferido, dispensando cadastramento de novo pedido. Os casos indeferidos antes da Circular 14 também se beneficiam das mudanças.

    O Defensor Eduardo Queiroz explica que também está sendo negociado com o Ministério do Trabalho um modo de alertar automaticamente o trabalhador sobre a existência de vínculo com um CNPJ ativo antes de ocorrer o indeferimento, para que ele possa resolver o problema antecipadamente e não precise depois apresentar recurso. Esta notificação automática já prestará orientações ao trabalhador para regularização da pendência. Além disso, a documentação de baixa poderá ser entregue no próprio posto do pedido, inclusive da rede conveniada.

    Leia também

    Circular 14 do Ministério do Trabalho
    Desempregado com CNPJ ativo é tema de reunião com o Ministério do Trabalho
    DPU faz recomendação sobre indeferimentos de seguro-desemprego

    DSO
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações89
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resultado-da-nova-diretriz-para-desempregado-com-cnpj-sera-avaliado-pela-dpu/348328585

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)