Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião discutirá os serviços de saúde no sistema prisional

    há 10 anos

    A oferta de serviços de saúde para internos do sistema prisional é um dos principais temas que serão discutidos na terceira reunião de peritos para revisão das regras mínimas de tratamento dos prisioneiros da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontece entre os dias 27 e 30 de janeiro, em Brasília, e vai reunir delegações de dezenas de países.

    A garantia de um serviço de saúde adequado no sistema prisional é uma deficiência na maioria dos países no mundo. O grande desafio no Brasil é promover o acesso às políticas públicas para as pessoas custodiadas no sistema prisional. No Brasil, está em curso a implantação de uma política de saúde no sistema prisional que caminha para atingir a cobertura a todos os estabelecimentos prisionais, com os profissionais e os serviços necessários.

    Até o ano de 2013, o Ministério da Justiça auxiliou no aparelhamento de 312 espaços de saúde em estabelecimentos penais, sendo 247 unidades básicas de Saúde e 65 Centros de Referência à Saúde Materno Infantil.

    Nos últimos dois anos, a população carcerária foi incluída como público alvo no calendário de vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS), com disponibilização de 500 mil vacinas contra influenza sazonal para os presos e servidores penitenciários.

    O Depen prevê o aumento na cobertura de atenção à saúde da população em privação de liberdade de 38% para 50% até 2014, com perspectiva de atingir 100% em 2019, de maneira organizada, resolutiva e estruturada na lógica do SUS.

    A saúde mental dos internos foi redefinida em um novo formato para o tratamento dos pacientes psiquiátricos no Brasil. A proposta é criar núcleos de atendimento por região de saúde, compostos por profissionais multidisciplinares para mudar todo o fluxo de atendimento dos pacientes e encaminhamento à rede.

    Além do tema saúde, a reunião da ONU em Brasília vai gerar discussões que envolvem a previsão das necessidades específicas de grupos vulneráveis, incluindo instalações, arquitetura prisional, diversidade e sistema prisional, acesso à Justiça e reintegração social.

    Por Lucas Rosário
    Agência MJ de Notícias
    (61) 2025-3135/3315
    acs@mj.gov.br
    www.justiça.gov.br



    • Publicações7213
    • Seguidores624061
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-discutira-os-servicos-de-saude-no-sistema-prisional/308535028

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)