Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Rita Cortez elogia decisão do STF que considerou inconstitucional a execução provisória da pena de prisão

    há 5 anos
    Fotos: Lula Aparício A presidente nacional do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez, elogiou nesta sexta-feira (8/11), na sede da OAB/RJ, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na véspera, considerando inconstitucional a execução provisória da pena de prisão após a confirmação da sentença em segunda instância. “Com esse julgamento no STF, estamos dando um passo importante no sentido de reafirmar o Estado constitucional brasileiro”, afirmou Rita Cortez, na solenidade de abertura do III Congresso Nacional de Criminologia, Direito e Processo Penal. O evento foi promovido pelo Instituto Anjos da Liberdade, organização que desenvolve projetos na área de direitos humanos, com o apoio da Comissão de Enfrentamento à Violência Contra o Advogado (Ceva) da Seccional. A presidente do IAB falou dos riscos que têm sido oferecidos à democracia. “A ameaça de rompimento do nosso pacto com a Constituição é uma coisa possível, diante de tantas medidas que estamos assistindo, e que jamais pensei que veria”, disse a advogada, que acrescentou: “Quando defendemos o direito de defesa, por exemplo, estamos falando da observância do devido processo legal, uma garantia fundamental que está prevista na Constituição Federal”.

    Também compuseram a mesa de abertura a diretora do Instituto Anjos da Liberdade, Flávia Pinheiro Fróes; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Siro Darlan, que é patrono do Instituto; e os presidentes da Ceva, Alexandre Ayres, e da Associação Nacional de Advocacia Criminal (Anacrim), James Walker, que também é diretor do Instituto.
    • Sobre o autorNa Vanguarda do Direito desde 1843
    • Publicações3565
    • Seguidores2528
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rita-cortez-elogia-decisao-do-stf-que-considerou-inconstitucional-a-execucao-provisoria-da-pena-de-prisao/778885966

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)