Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    RN: Reabilitação profissional em Natal reinsere segurado no mercado

    há 10 anos

    De Natal (RN) – A equipe do Serviço de Reabilitação Profissional do INSS em Natal concluiu, na segunda-feira (01), o processo de reabilitação profissional do segurado Francisco Eliosmar Andrade de Lima, por meio da mudança de suas atividades laborais, da área de produção para a área administrativa da Empresa Textile Industrial S/A, localizada na grande Natal.


    Segundo informações da Assistente Social da Reabilitação Profissional do INSS em Natal, Calpúrnia Neta, responsável pela orientação profissional do segurado, “após qualificação profissional a empresa de vínculo o reintegrou por meio de uma readaptação profissional. Da linha de produção, Francisco Eliosmar, foi exercer novas atividades na área administrativa na função de auxiliar administrativo, com treinamento em serviço disponibilizado pela empresa e as passagens custeadas pelo INSS durante 45 dias.


    Nesse período, explica a assistente social, foi realizada uma visita de supervisão para acompanhar o desempenho e o nível de satisfação da empresa com o segurado, como também, do segurado com o trabalho.


    Durante a visita, também, foi constatada se as condições de trabalho estavam compatíveis com as condições físicas e intelectuais do segurado e, caso fosse necessário, teriam que ser realizados novos ajustes.


    O segurado da Previdência Social, Francisco Eliosmar Andrade de Lima (27), é natural de São Gonçalo do Amarante, solteiro e sem dependentes. Tem o 2º grau completo e é vinculado à Empresa Textile Industrial S/A, contratado como Auxiliar de Produção.Sofreu acidente de trabalho e foi encaminhado pela empresa para o INSS, onde participou do Programa de Reabilitação Profissional no período de 03/6/2013 a 01/7/2014 .


    Durante o Programa, onde obteve êxito, realizou e concluiu dois cursos profissionalizantes: curso de computador e de auxiliar administrativo. Nesse período, também, recebeu passagens, alimentação e órtese de compensação para correção da deambulação, sendo todos esses benefícios custeados pelo INSS.


    Em suas declarações Francisco Eliosmar diz: ” foi uma grande mudança, pois com os dois cursos que fiz pude aprender a usar o computador e a trabalhar com o setor financeiro. Sem dúvida, um crescimento profissional. Me sinto preparado para exercer minha nova função, pois temos que pensar positivo para poder enfrentar os novos desafios”, declara.


    É importante registrar, diz a assistente social do INSS, Calpúrnia Neta, “que o segurado está habilitado a participar de concurso público após sua reabilitação, tendo em vista a emissão do Certificado de Reabilitação Profissional, expedido pelo INSS nos casos de cumprimento integral do Programa de Reabilitação Profissional, conforme o que consta da Lei nº 8.213/91 e do Decreto 3.038/99, em seu art. 140.


    Calpúrnia acrescenta ainda que a Empresa, baseada na mesma legislação, se obriga a receber de volta o segurado, já que ele tem a carteira de trabalho assinada e permanece com o vínculo empregatício, além de, também, ter que disponibilizar a reserva de vaga, em caso de acidente de trabalho ou de doença profissional”. (Cynthia Santos)

    • Publicações4944
    • Seguidores623284
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rn-reabilitacao-profissional-em-natal-reinsere-segurado-no-mercado/125712441

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)