Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Romaria da Terra propõe reflexão sobre modelo de produção agrícola


    O deputado Edegar Pretto (PT) e o ex-governador Olívio Dutra participaram da 39ª Romaria da Terra, realizada no município de São Gabriel. Esta edição celebrou os 260 anos do martírio do índio Sepé Tiaraju e de sua luta pela terra e pela vida.
    Este ano a Romaria teve como tema “Cuidar da Terra, Casa Comum” e propôs uma reflexão sobre o cuidado com a Terra diante da realidade de violência, de exploração e de esgotamento. "Realizar a Romaria aqui neste chão sagrado tem um significado especial para os movimentos sociais e assentados da reforma agrária. São Gabriel está numa região de latifúndios, mas o município tem oito assentamentos e abriga 700 famílias Sem Terra que produzem alimentos livres de venenos. Isso mostra como é possível a agricultura camponesa cuidar da terra e produzir alimentos saudáveis", explica Edegar.
    A Romaria faz um contraponto ao modelo do agronegócio e estimula a produção de alimentos saudáveis. A primeira edição foi em 1978, no município de São Gabriel. Desde então, ela é realizada todos os anos, sempre na terça-feira de Carnaval.
    Edegar e Olívio percorreram o trajeto de três quilômetros com milhares de romeiros e romeiras, sendo parte do caminho sob chuva. Ambos participam da Romaria há muitos anos. Quando menino, Edegar era levado pelo pai, o deputado Adão Pretto, falecido em 2009. Após o falecimento de Adão, seguiu a tradição de percorrer o trajeto das romarias sempre acompanhado de Olívio Dutra.
    Na caminhada, cerca de 12 mil trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade fizeram suas orações e acompanharam o legado deixado por Sepé e os indígenas massacrados. A Romaria iniciou na Sanga da Bica, no Centro da cidade, onde o herói foi morto, e encerrou no Parque Tradicionalista Municipal.
    Também participaram da Romaria os deputados estaduais petistas Valdeci Oliveira, Jeferson Fernandes, os federais Dionilso Marcon e Elvino Bohn Gass, e o coordenador nacional do MST, João Pedro Stedile.





    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/romaria-da-terra-propoe-reflexao-sobre-modelo-de-producao-agricola/304239074

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)