Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) cobrou do Ministério de Minas e Energia rapidez na resposta ao requerimento encaminhado pelo Senado solicitando informações sobre investimentos da Petrobras no Mato Grosso do Sul, em particular nas atividades de exploração e transporte de gás natural.

    Ruben Figueiró quer a construção de uma separadora de gás que permita o aproveitamento dos mais de cem subprodutos integrantes da composição química do gás natural boliviano. Entre eles, citou 520 mil toneladas de gás propano e o gás butano, o gás de cozinha, que são simplesmente queimados, sem qualquer aproveitamento. A quantidade, informou, seria suficiente para abastecer de gás de cozinha toda a Região Centro-Oeste. O assunto foi motivo de pronunciamento realizado em fevereiro pelo senador.

    O parlamentar informou que o gasoduto que vem da Bolívia tem 600 quilômetros dentro do estado e traz 30 milhões de metros cúbicos de gás natural, que segue diretamente para indústrias instaladas nas Regiões Sul e Sudeste.

    A ideia de construir uma separadora na Região Centro-Oeste, afirmou Figueiró, foi apresentada em 1955, quando havia apenas nove unidades deste tipo no Brasil. Hoje, o país tem 42 separadoras, mas nenhuma na Região Centro-Oeste, o que, para o parlamentar, configura “uma tremenda distorção”.

    O senador afirmou que há menos de um mês, em visita a Campo Grande, a presidente Dilma Rousseff disse ao presidente do grupo Copagás, Ueze Zahran, que ainda em maio teria uma reunião com a presidente da Petrobras, Graça Foster, sobre o assunto. O senador disse ter esperança que a reunião tenha acontecido e que o resultado tenha sido favorável à instalação da separadora.

    - Não podemos deixar que tamanha riqueza atravesse o Mato Grosso do Sul para ser queimada nas Regiões Sul e Sudeste - afirmou.

    No mesmo pronunciamento, o senador comunicou a realização de reunião entre produtores rurais e índios sul-mato-grossenses, que estão em conflito pela posse de terras no estado, com a ministra da Casa Civil, a senadora licenciada Gleisi Hoffmann. Participaram também os senadores e deputados federais do estado e 19 dos 24 deputados estaduais. O parlamentar disse ter esperança de uma solução pacífica para o conflito em curto prazo.

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ruben-figueiro-quer-separadora-de-gas-em-mato-grosso-do-sul/100539501

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)