Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sala de Conciliação soluciona 53% dos processos em pauta

    A Sala de Conciliação do Fórum Trabalhista de Cuiabá registrou na última semana um percentual de 53% de processos solucionados.

    Dos 102 autos, 54 foram solucionados já na primeira audiência. Desses, 38 terminaram em acordo. Em outros cinco foram prolatadas sentenças de mérito na própria audiência, três foram extintos e oito foram arquivados.

    Dentre os que não foram resolvidos nesse primeiro momento, 44 foram remetidos para instrução nas varas da Capital e três foram redesignados.

    Desde o início do mês, a Sala de Conciliação conta com um magistrado fixo. Trata-se do juiz João Humberto Cesário, titular da Vara de Juína mas que se encontra afastado da jurisdição para cursar mestrado em Cuiabá. "Apesar de ter o respaldo da Loman (Lei Orgânica da Magistratura) e do CNJ para me afastar por até dois anos, coloquei-me à disposição para continuar trabalhando, harmonizando os meus interesses e os da Administração", explicou.

    Quanto à sua atuação na Sala de Conciliação, o juiz salienta que nas sentenças de extinção e nos arquivamentos as partes estão sendo estimuladas a renunciarem os prazos recursais, têm isenção nas custas e recebem a devolução dos documentos. Tudo certificado nas atas de audiência. "Desse modo, os processos voltam totalmente saneados para a Vara, sem a necessidade da Secretaria praticar qualquer ato além da remessa ao arquivo."

    O percentual de solução está sendo comemorado pelo magistrado e pela Administração do TRT, mas o primeiro avalia que os índices podem melhorar. "Na minha concepção, a Sala de Conciliações não está adequadamente

    estruturada. Expus, desse modo, em reunião com o desembargador-presidente Osmair Couto, as minhas idéias de mudança, que foram todas encampadas pela Administração."

    Entre as mudanças sugeridas estão a instalação de ar-condicionado e a colocação de mais cadeiras tanto na sala de espera quanto na própria Sala de Conciliação bem como uma mesa com bomboniere."Além disso, iremos espaçar as audiências de 20 em 20 minutos para termos tempo de negociar sem atrasar a pauta e sem deixar as partes de outros processos fiquem esperando"

    - Acordos: 38 (37,26%)

    - Sentenças de Mérito prolatadas em Audiência: 5 (4,9%)

    - Sentenças de Extinção prolatadas em Audiência: 3 (2,95%)

    - Arquivamentos: 8 (7,8%)

    - Redesignações: 3 (2,95%)

    - Encerramentos: 1 (0,98%)

    -Instruções: 44 (43,12%).

    (Aline Cubas)

    • Publicações1109
    • Seguidores630405
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações324
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sala-de-conciliacao-soluciona-53-dos-processos-em-pauta/2110870

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)