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2 de Maio de 2024
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    Sala do Cidadão do MPF já recebeu mais de 100 mil manifestações

    Serviço online pode ser acessado em todos o país e deve ganhar nova versão em 2015

    A farmacêutica Karine Santos da Rocha não se conforma em não ter tido o nome publicado entre os aprovados no concurso do Hospital das Forças Armadas (HFA), realizado em novembro de 2014. Ela disputou uma das vagas reservadas ao sistema de cotas, mas diz que o HFA ignorou o edital do certame e não incluiu cotistas no cadastro reserva. "A banca deveria ter chamado três pessoas, mas só incluiu o nome da primeira colocada", afirma.

    Na tentativa de reverter a situação e, claro, garantir uma convocação no futuro, ela decidiu pedir ajuda ao Ministério Público Federal (MPF). Para isso, registrou uma representação pelo portal Sala do Cidadão, disponibilizado pelo MPF em todo o país. "É muito válido esse canal de reclamação, porque é mais um meio para que as pessoas possam lutar para ter os direitos respeitados e para que os princípios legais sejam cumpridos", avalia.

    O relato da moradora de Brasília é apenas mais um entre os milhares recebidos todos os meses pelo Portal do Cidadão, criado pelo MPF para permitir o cadastro de manifestações e o acompanhamento das investigações e desdobramentos dos casos.

    Em funcionamento desde outubro de 2012, o serviço já superou a marca de 100 mil registros, incluindo os apresentados nas Salas do Cidadão - tanto de forma virtual quanto presencial, nos espaços montados nas procuradorias - e os recebidos por meio da Ouvidoria. No dia 26 de janeiro, quando foi feita a contagem mais recente, eram 100.109 registros.

    O serviço, que pode ser acessado de qualquer local pelo endereço eletrônico cidadao.mpf.mp.br, é monitorado por servidores da PR/DF e tem se consolidado como um importante instrumento de manifestação da sociedade. O gerente do projeto, Leonardo Schwindt, apresenta o balanço de 2014 que confirma esse crescimento. "Apenas no ano passado, foram 70.378 manifestações. Temos percebido uma procura maior com o passar do tempo. Tanto que estamos trabalhando para aperfeiçoar o sistema para facilitar os registros", disse, se referindo à previsão de lançamento da terceira versão da plataforma.

    O levantamento mostrou que, em média, foram registradas 5.865 manifestações por mês. A maioria delas chega por meio das salas do cidadão. No mês de abril, por exemplo, foram 298 registros na ouvidoria e 4.964 nas salas do cidadão. Essa proporção se manteve ao longo do ano, sempre com ampla vantagem para a sala de atendimento. A praticidade do sistema, que garante o sigilo da fonte e ainda permite o acompanhamento do caso diretamente pela internet, explica a preferência pelo canal.

    Leonardo Schwindt conta que, embora a média de registros mensais não tenha sofrido grandes alterações ao longo do ano, a demanda costuma ter aumentos expressivos em decorrência de alguns acontecimentos. Como exemplo, ele citou o episódio em o candidato a presidente da República Levi Fidelix fez uma declaração polêmica em relação a homossexuais e a divulgação pelas redes sociais de mensagens associando o resultado das eleições à população nordestina "Esses eventos políticos costumam provocar um aumento grande na quantidade de representações", explica. O reflexo dessa procura aparece nos números. Nos meses de setembro e outubro de 2014, o serviço registrou 10.599 e 9.096 manifestações, respectivamente.

    Nova versão

    Uma das preocupações dos responsáveis pelo canal de atendimento ao cidadão é aprimorar o serviço e facilitar o acesso de quem pretende registrar uma reclamação. Para isso, Leonardo Schwindt explica que está sendo preparada a versão 3 do portal. "Começamos em 2012 com um projeto, alteramos em fevereiro de 2014 e agora, trabalhamos para colocar no ar a versão 3", diz.

    A previsão é que a versão mais moderna seja implantada entre os meses de julho e agosto de 2015 e que contemple avanços como a possibilidade acesso pelo celular e ainda por meio de aplicativos acessíveis a pessoas com deficiência visual. Com a possibilidade de cadastro via aplicativo mobile, a estimativa é que haja um aumento de 25% no total de manifestações recebidas pelo portal.

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    (61) 3313-5460 / 3313-5459

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    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sala-do-cidadao-do-mpf-ja-recebeu-mais-de-100-mil-manifestacoes/163536867

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