Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Salvo conduto concedido ao acusado por prisão decretada ilegalmente

    há 15 anos

    Acusado por crime de roubo simples, Cristiano Mesquita Santos teve sua prisão preventiva decretada, por não ter sido encontrado para a citação pessoalmente, nem atendido ao chamado feito por edital, de comparecer à audiência onde seria interrogado sobre os fatos ocorridos no final da tarde de sexta-feira (04 de julho de 2004), às proximidades do beco da Passarela 13 de setembro, bairro Cuba de Asfalto, onde, de forma violenta, subtraiu de M. G. V. F., um cordão de 18 quilates e um pingente em forma de coração.

    Na iminência de sua prisão e vendo ameaçada a liberdade, o meliante requereu habeas corpus preventivo (salvo conduto), por entender ser a determinação judicial, ato ilegal.

    Em análise, o relator, Desembargador Carmo Antônio de Souza observou que, a impossibilidade de localização decorreu de equívoco nos endereços. Os mandados judiciais expendidos, tanto no que objetivava a citação pessoal, quanto no que determinou a citação por edital, designavam endereço diverso ao fornecido pelo requerente.

    Com mais profundidade, o relator, confirmou que os documentos constantes no processo davam conta de que Cristiano Mesquita jamais esteve em outro endereço, senão o que apresentou ao delegado de polícia. Quando houve mudança, preocupou-se de informar as autoridades policiais.

    Não restando dúvidas quanto à veracidade da solicitação, o Desembargador Carmo Antônio autorizou a liminar do salvo conduto, até o julgamento definitivo do habeas corpus, o que restou confirmado no posicionamento do Membro da Procuradoria de Justiça do Amapá que: apesar de não constarem as informações da autoridade apontada como coatora, o presente habeas corpus foi devidamente instruído pelo impetrante, de modo que é fácil de verificar a ilegalidade cometida contra o paciente. Nesse sentido, faço minhas as palavras do Relator.

    Assessoria de Comunicação Social do TJAP

    Macapá, 14 de dezembro de 2009.

    • Publicações2383
    • Seguidores37
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salvo-conduto-concedido-ao-acusado-por-prisao-decretada-ilegalmente/2035243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)