Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    São Paulo Alpargatas firma TAC perante o MPT em Campina Grade - PB

    A empresa São Paulo Alpargatas, de Campina Grande, firmou Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho na Paraíba comprometendo-se a investir pesadas somas de dinheiro em mudanças a serem efetuadas nos maquinários e no meio ambiente de trabalho, a fim de garantir a segurança dos empregados. A unidade da Alpargatas em Campina Grande emprega cerca de 40% de todos os trabalhadores contratados pela empresa no Brasil.

    O TAC foi firmado nos autos do inquérito civil público que apurou denúncias de irregularidades no meio ambiente de trabalho, onde foram observados graves riscos de acidentes e doenças. Segundo o procurador Carlos Eduardo de Azevedo Lima, coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Campina Grande, o TAC contém doze cláusulas com medidas a serem adotadas de imediato e, também, a médio e longo prazos (até o final do ano). Entre outras medidas, a empresa se compromete a instalar em várias máquinas e equipamentos mecanismos de proteção de riscos aos operadores e a terceiros com acesso à zona de perigo, bem como a implantar melhorias na sinalização de segurança, tanto nos equipamentos quanto nos pisos.

    Além disso, a Alpargatas vai introduzir e manter medidas de proteção coletiva contra acidentes de natureza mecânica, especialmente quanto ao isolamento de partes móveis e zonas de operação de máquinas, bem como garantir que pedais e outros dispositivos de acionamento de máquinas, equipamentos e suas partes sejam localizados de maneira a proporcionar fácil alcance, conforto e posicionamento.

    Ainda de acordo com o Termo de Ajustamento de Conduta, a empresa se obriga a observar as normas relacionadas à ergonomia, “tendo por escopo o alcance da adequação do trabalho, da técnica e do meio ambiente de trabalho ao trabalhador”. Para isso será necessário adotar várias medidas,como disponibilizar suportes para os pés, que possibilitem o posicionamento adequado dos operadores; mobiliário adequado; espaço suficiente para pernas e coxas nas atividades executadas na posição sentada; implementar a adoção de ginástica laboral nos setores que exijam sobrecarga osteomuscular do pescoço, tronco e membros superiores e inferiores, entre outras.

    Em caso de descumprimento do TAC, a Alpargatas estará sujeita a multa no valor de R$ 2 mil por obrigação descumprida, incidindo por constatação e em relação a cada empregado encontrado em situação irregular ou atingido pela irregularidade.

    Assessora de Comunicação Social Ministério Público do Trabalho na Paraíba - (83) 3612-3119

    • Publicações1680
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sao-paulo-alpargatas-firma-tac-perante-o-mpt-em-campina-grade-pb/2257751

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)