Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sartori defende carência do serviço da dívida

    - Fonte: AICS/SEFAZ
    Sartori defende carência do serviço da dívida

    Em reunião de governadores com o Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, no início da tarde desta segunda-feira (20), em Brasília, o governador José Ivo Sartori defendeu aumento do percentual de carência no serviço da dívida de 40% para 100% das parcelas, por 24 meses, proposto pela União. A medida representaria ganho de caixa de R$ 7,3 bilhões para o Rio Grande do Sul, nos próximos três anos. Sartori voltou a reafirmar que o governo federal não resolverá suas dificuldades financeiras com estados e municípios falidos e solicitou que as situações mais graves, como o caso do Rio Grande do Sul, sejam analisadas separadamente pela União.

    Sartori também voltou a pedir que o governo federal não bloqueie as contas do Estado e nem retenha parcelas de transferências constitucionais, para quitação das parcelas mensais da dívida com a União, suspensas, desde abril, por liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal por 60 dias. "Isso impactaria em nosso fluxo financeiro em R$ 600 milhões. Precisamos voltar a ter capacidade de investir nos serviços essenciais à população, como Saúde, Educação e Segurança. É uma luta diária para garantir até mesmo o salário do funcionalismo. Contamos com o bom senso e com a sensibilidade da União", argumentou o governador.

    Também participaram da reunião convocada por Meirelles, os governadores de Alagoas, Renan Filho; do Amapá, Waldez Góes; do Amazonas, José Melo de Oliveira; do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; do Espírito Santo, Paulo Hartung; de Goiás, Marconi Perillo; do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do Paraná, Beto Richa; de Pernambuco, Paulo Câmara; do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; de Rondônia, Confúcio Moura; de Santa Catarina, Raimundo Colombo; de São Paulo, Geraldo Alckmin; e do Tocantins, Marcelo Miranda; e o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles. O secretário da Fazenda, Giovani Feltes, acompanhou o governador gaúcho.

    Ás 15h, o grupo será recebido pelo presidente da República em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto.

    • Publicações2743
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sartori-defende-carencia-do-servico-da-divida/352103008

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)