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    Saúde e varejo são os segmentos com maior potencial

    27 de fevereiro de 2014

    Por Inaldo Critoni | De São Paulo

    As áreas de saúde e varejo são promissoras para implantação de sistemas de biometria, como mostram dois projetos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, ambos baseados no modelo de computação em nuvem e com resultados considerados expressivos para os clientes. Um deles foi contratado pela Secretaria de Saúde de Candelária, a 180 quilômetros de Porto Alegre, e outro pelo Grupo Paquetá, que atua no ramo de calçados.

    Em Candelária, o sistema de biometria desenvolvido pela catarinense IPM começou a ser adotado no ano passado, como desdobramento de um projeto de informatização das 12 unidades básicas de saúde da cidade, iniciado em 2009 e que resultou na implantação do prontuário eletrônico do paciente. O município tem 32 mil habitantes, dos quais aproximadamente 20 mil usam a rede do SUS.

    Com a leitura da impressão digital, o sistema permite a identificação do paciente e a confirmação dos procedimentos realizados junto a hospitais, clínicas e laboratórios conveniados ao SUS. Com isso, as mesmas informações do paciente são acessadas pela internet por toda a cadeia de atendimento de saúde conveniada à prefeitura.

    Já a varejista Paquetá implantou há cerca de dois anos o sistema Certiface, desenvolvido pela Neti Tecnologia, de Sorocaba (SP), com o objetivo de garantir a autenticidade das operações de solicitação de cartão de crédito e abertura de crediário nas 185 lojas das quatro bandeiras do grupo: Paquetá Esportes, Paquetá Calçados, Gastom e Esposede.

    O projeto teve como escopo a Praticard, responsável pela administração e processamento dos cartões de crédito próprios: - mais de 3 milhões plásticos que respondem por 52% das vendas. Marino Luis Finger, diretor do grupo Paquetá, explica que o sistema Certiface se baseia na tecnologia de biometria facial e reduziu em 90% os processos judiciais contra o grupo originados de fraudes através de documentos falsificados.

    Isso porque, no processo de aprovação de crédito, o atendente usa uma webcam simples para tirar uma foto do cliente. A imagem é anexada ao cadastro e enviada em tempo real para um banco de dados do Certiface junto com os documentos pessoais digitalizados. A cada operação de abertura de crediário, a foto, o nome e o número do CPF do cliente são comparados com as imagens armazenadas e, em caso de incompatibilidade, um alerta é enviado imediatamente por SMS para o gerente da área de crédito.

    Fonte: Valor Econômico

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