Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    SCI/CJF apresenta novas regras para contratação de serviços de TI

    há 13 anos

    Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Controle Interno do CJF, Maurício Antônio do Amaral Carvalho, apresentou aos dirigentes do órgão as mudanças trazidas pela Instrução Normativa 4/2010, editada pela Secretaria de Logística da Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. O documento trata da governança de TI na administração pública e seu alinhamento estratégico com as áreas finalísticas dos órgãos, sempre visando à otimização dos recursos públicos.

    De acordo com Maurício Carvalho, o Poder Executivo Federal destinou este ano R$12,5 bilhões para investimentos em TI, o que mostra a importância no gerenciamento destes recursos de forma planejada. O secretário salientou que a IN 4/2011, em vigor desde o início do ano, traz melhorias em aspectos como o planejamento da contratação dos serviços, o envolvimento da área requisitante na contratação da solução de tecnologia, a seleção de fornecedores e as sanções administrativas aos maus gestores.

    A norma enfatiza o planejamento de TI alinhado ao planejamento estratégico da instituição. “O pagamento dos serviços será feito por resultados alcançados, e não mais por horas trabalhadas”, explicou o secretário. O resultado é o controle efetivo da gestão do contrato. “O TCU vem recomendando o aperfeiçoamento do planejamento institucional como forma de otimizar os recursos”, disse Maurício Carvalho. Ao aplicar a IN, a administração vai poder obter propostas mais vantajosas, eliminar o desperdício, evitar a fraude e reduzir os gastos. “O TCU vem apontando sérios transtornos e imensos prejuízos aos cofres públicos”, afirmou o secretário.

    Segundo ele, a gestão de TI é indelegável a empresas terceirizadas. Com a nova forma de gerir os recursos de informática, a fiscalização de TI deixa de ser um ônus só da área de Tecnologia e passa a ser responsabilidade de todas as áreas contratantes de soluções tecnológicas.

    • Publicações8754
    • Seguidores135
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sci-cjf-apresenta-novas-regras-para-contratacao-de-servicos-de-ti/2619624

    Informações relacionadas

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 14 anos

    AGU assegura legalidade de pregão eletrônico para contratação de serviços de informática

    Lucas Henrique Soares Ferreira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Petição informando ao Juiz que não pretende produzir novas provas no processo.

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 11 anos

    Serviços de informática do TJPI serão alvo de correição

    Vagner Luis B Cerqueira, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Modelo – Ausência de produção de novas provas – Julgamento antecipado do mérito – Novo Código de Processo Civil.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)