Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sebrae participa de seminário sobre crédito na Costa Rica

    há 13 anos

    Tweet Brasília - Com o objetivo de apresentar a experiência do Sebrae com mecanismos de garantia de crédito para as micro e pequenas empresas brasileiras, a instituição participa na próxima quinta-feira (8) do XVI Fórum Ibero-Americano de Sistemas de Garantia e Financiamento para as Micro, Pequenas e Médias Empresas. O encontro, realizado anualmente com representantes dos países ibero-americanos, acontece entre os dias 8 e 9 de setembro em San Jose, na Costa Rica. A delegação brasileira, da qual o Sebrae faz parte, reúne cerca de 40 representantes de sociedades de garantia de crédito, de cooperativas, de governos estaduais e prefeituras, de instituições bancárias, entre outros.

    Segundo o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC) são uma alternativa importante para tornar realidade o acesso ao crédito pela micro e pequena empresa, seja para investimento ou para capital de giro. SGC é uma inovação no mercado financeiro brasileiro. É um instrumento para facilitar o acesso das pequenas empresas ao crédito, o que possibilita a cobrança de juros mais acessíveis, pois diminui o risco da operação para a instituição financeira nas operações de financiamento aos pequenos negócios, afirma.

    O diretor fará palestra no dia 8 para apresentar o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) e as Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), instrumentos desenvolvidos pelo Sebrae. O objetivo é mostrar o esforço que está sendo feito no ambiente de acesso ao crédito brasileiro. Os sistemas de garantia são importantes ferramentas de suporte real para facilitar o acesso ao financiamento para micro e pequenas empresas.

    Atualmente, há quatro sociedades em funcionamento no Brasil: no Rio Grande do Sul e três no Paraná. A expectativa é chegar a dez sociedades até o fim do próximo ano, afirma o diretor. Segundo ele, as sociedades garantidoras funcionam como uma espécie de avalista do empresário que ainda não obteve crédito bancário devido às garantias exigidas pelos bancos para que consiga honrar o financiamento.

    O Fampe é desenvolvido desde 1995 com recursos do Sebrae e operado por bancos parceiros. A finalidade é complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras em até 80% do volume total. Cerca de 176 mil empresas são atendidas atualmente.

    O Fórum reúne cerca de 400 participantes de 20 países para trocar experiências, entre autoridades e especialistas da área de financiamento. O objetivo é trocar experiências e informações com o intuito de identificar estratégias e buscar soluções para apoiar micro e pequenas empresas a se tornarem mais competitivas. O encontro é organizado pelo Red Ibero-Americano de Garantias (Regar), pelo Sistema de Banco para o Desenvolvimento (SBD), pelo Banco da costa Rica e pelo Banco Nacional da Costa Rica.

    Serviço

    Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    www.agenciasebrae.com.br

    www.twitter.com/sebrae

    www.facebook.com/sebrae

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sebrae-participa-de-seminario-sobre-credito-na-costa-rica/2828446

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)