Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Seção de Análise e Desenvolvimento recebe parabéns do programa MPS.BR

    Os processos de Gerências de Projetos e de Requisitos do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão desenvolvidos pela Seção de Análise e Desenvolvimento receberam “parabéns” em suas avaliações, o que significa que o órgão atende aos critérios do nível G do programa mobilizador MPS.BR.

    O programa mobilizador MPS.BR é uma iniciativa brasileira lançada em dezembro de 2003, coordenada pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que visa a melhoria de processos em todas as regiões do país num intervalo de tempo justo e a um custo acessível.

    Duas metas compõem o MPS.BR: a primeira é técnica, visando à criação e ao aprimoramento do modelo MPS composto das referências MR-MPS-SW (MPS de Software), MR-MPS-SV (MPS de Serviços), MR-MPS-RH (MPS de Gestão de Pessoas) e do Método de Avaliação MPS (MA-MPS). O MR-MPS-SW e o MA-MPS seguem modelos e normas internacionais: estão em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504, são compatíveis com o modelo CMMI-DEV, são baseados nas melhores práticas da engenharia de software e são adequados à realidade das empresas brasileiras e de países afins.

    O MR-MPS-SV tem como referências as normas internacionais ISO/IEC 20000 e ISO/IEC 15504 e o modelo CMMI-SVC®. O MR-MPS-RH tem como referências as normas internacionais NBR ISO 9001:2008, ISO/IEC 15504, o modelo P-CMM® (People Capability Maturity Model), a norma mexicana NMX-I-059/2-NYCE-2011, além de modelos de excelência como o PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).

    A segunda meta é a disseminação do MPS no mercado com a implementação do MR-MPS e avaliação MA-MPS tanto em micro, pequenas e médias empresas (MPME) como em grandes empresas públicas e privadas.

    “Parabéns! Esta foi a segunda avaliação MPS que tive a oportunidade de liderar em um Tribunal Regional Eleitoral. Para mim, isto é um fato bastante relevante, pois demonstra o aumento do compromisso de órgãos públicos com a qualidade do software que desenvolvem. Isto me motiva não só como avaliador MPS, mas como cidadão. É muito gratificante poder constatar ‘in loco’ o trabalho sério e comprometido dos envolvidos nessa iniciativa”, registrou o avaliador líder Odisnei Galarraga.

    Ele também parabenizou todos os colaboradores do TRE-MA pelo alcance do objetivo de qualidade, desejando que continuem na trajetória da qualidade. Agradeceu o trabalho exemplar de Rodrigo Duran (avaliador adjunto) e de Lourencio Melo (representante do Regional na equipe de avaliadora), cujo trabalho foi fundamental para que tudo transcorresse bem.

    Egidio Carvalho de Ribeiro Júnior (coordenador da SEADE), Rommel de Sousa Coutinho (patrocinador) e José Wagner Sales (secretário de Tecnologia da Informação) também tiveram suas participações enaltecidas pelo avaliador pela forma profissional e ao mesmo tempo cordial com que recepcionaram e apoiaram este trabalho.

    • Publicações2389
    • Seguidores284355
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/secao-de-analise-e-desenvolvimento-recebe-parabens-do-programa-mps-br/254024472

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)