Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Seccional contesta cobrança de IPTU e ajuiza ação contra o Município

    há 15 anos

    A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, está ajuizando ação contra o Município de Campo Grande, que insiste em cobrar o IPTU da instituição, apesar de sua reconhecida imunidade tributária. A ação, uma declaratória cumulada com anulatória de débitos fiscais com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, está sendo ajuizada perante a Justiça Federal.

    De acordo com o presidente da OAB-MS, Fábio Trad, há muito que a Ordem tem sua imunidade tributária reconhecida, tendo inúmeros precedentes afastando a incidência dos impostos sobre o seu patrimônio, renda e serviços, por expressa disposição constitucional da imunidade recíproca.

    As decisões dos tribunais sempre foram no sentido da aplicação da imunidade recíproca à OAB, eis que estendam a ela os efeitos concernentes a autarquia federal.

    Porém, em janeiro de 2008, a Seccional foi surpreendida com lançamento de IPTU de imóveis de sua propriedade, sendo que rapidamente requereu, administrativamente, o reconhecimento da referida imunidade e o consequente cancelamento dos lançamentos tributários, como inclusive, o Município já havia procedido em anos anteriores. Mas, a resposta foi negativa.

    Segundo a direção da Seccional, a imunidade tributária da Ordem decorre de dispositivo constitucional que fala da imunidade recíproca. “A Ordem dos Advogados é uma prestadora de serviços públicos independente, e que possui como finalidade institucional a defesa do Estado Democrático de Direito, constituindo, portanto, uma categoria ímpar do elenco das personalidades jurídicas do direito brasileiro”.

    Conforme Fábio Trad, na ação a Seccional pede concessão de liminar à título de antecipação da tutela a fim de suspender a exigibilidade do crédito tributário relativo ao IPTU dos seus imóveis.

    • Publicações13065
    • Seguidores101
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações119
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seccional-contesta-cobranca-de-iptu-e-ajuiza-acao-contra-o-municipio/1899587

    Informações relacionadas

    Natan Rodrigues, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Cancelamento de cobrança indevida c/c indenização por danos morais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)