Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    SEF conclui o curso de Macroeconomia com palestra na UFSC

    A Secretaria da Fazenda finalizou na quinta-feira (13), o curso Macroeconomia e Desenvolvimento em Florianópolis, que foi realizado em parceria com a Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Centro Internacional Celso Furtado. Na noite de encerramento, a pesquisadora Denise Lobato Gentil, da Diretoria de Estudos Macroeconômicos (Dimac) proferiu uma palestra aberta ao público, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O tema abordado foi a Conjuntura econômica nacional. Este curso faz parte de um projeto estratégico que via a formação de um Grupo de Estudos Estratégicos para a Secretaria da Fazenda.

    Antes da palestra de encerramento, o consultor de Gestão Administrativa Tributária, Ary José Pritsch, falou em nome do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert. Ele destacou a importância de a Secretaria da Fazenda em promover cursos com potencial tão grande: "Uma nova visão sobre a realidade da economia nacional e do estado, faz com que os técnicos da SEF possam mensurar os impactos das transformações tão constantes nos dias de hoje. O mundo está mudando e, com ele, a economia. Precisamos estar preparados", destacou Pristsch.

    O curso aconteceu entre os dias 10 e 13 de maio no auditório de treinamento da Escola Fazendária, das 13h às 17h. Esta foi a oitava edição do curso, e a primeira no Sul do país, já que passou por Salvador, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Belém do Pará (duas edições) e Recife. No total, cerca de 230 pessoas já participaram de todas as edições.

    As disciplinas - Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico - foram apresentadas em duas partes. Os técnicos de planejamento e pesquisa do IPEA, apresentam a macroeconomia e sua análise no enfoque keynesiano. Numa primeira parte, apresentaram os dados determinantes do comportamento do PIB e do emprego, enfatizando o papel da política econômica nesse processo, considerados os três principais instrumentos: a política fiscal, a política monetária e a política cambial. Na segunda parte será analisada a condução dos três instrumentos no caso brasileiro, ressaltando sua inadequação a um projeto de desenvolvimento de longo prazo.

    O tema Desenvolvimento Econômico foi ministrado pelo professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alexis Nicolas Saludjian, tomando por base a perspectiva histórica desde a Revolução Industrial e as experiências de desenvolvimento de América Latina e Ásia. A perspectiva teórica foi debatida em duas partes: as principais correntes do pensamento econômico; a economia do desenvolvimento e a Cepal.

    • Publicações2204
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sef-conclui-o-curso-de-macroeconomia-com-palestra-na-ufsc/2188653

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)