Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    SEF na imprensa - Governo negocia com veterinários (DC)

    DIÁRIO CATARINENSE

    Economia

    Governo negocia com veterinários

    A greve dos 1,1 mil engenheiros, médicos-veterinários e outros profissionais das duas principais empresas públicas do setor agrícola em SC prevista para começar amanhã está suspensa. O governo do Estado e os sindicatos retomaram as negociações e chegaram a um pré-acordo.

    A decisão definitiva sobre a aceitação ou a recusa da proposta pelo governo catarinense será tomada amanhã, às 14h, na votação dos profissionais convocados para 22 assembleias nas sessões regionais que as empresas têm no Estado.

    Depois de conseguirem um aumento que representa a reposição da inflação entre maio de 2010 e abril deste ano, mais um ganho real de 1% no salário e o acréscimo de R$ 2 no vale-refeição, os profissionais pediam a criação de um grupo de trabalho para rever o plano de cargos e salários das empresas.

    A cláusula que criava esse grupo foi redigida na semana passada em uma reunião de representantes dos quatro sindicatos envolvidos na negociação e o secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues. Mas ela foi vetada pela Fazenda.

    Em uma reunião terça-feira, entre Rodrigues e o novo secretário da Fazenda, Nelson Serpa, o texto foi aprovado, mas com uma alteração. A frase de que o governo faria a revisão observando "a legislação vigente" foi retirada. De acordo com Rodrigues, o Estado já cumpre a legislação.

    A resistência em tornar isso evidente no texto, segundo Jorge Dotti Cesa, diretor presidente do Sindicato dos Engenheiros-Agrônomos de SC (Seagro) tem a ver com a mesma polêmica que motivou a greve do magistério, este ano: o governo estaria cumprindo a legislação com abonos, e não com o pagamento do salário previsto em lei como piso-base.

    - Mesmo com essa resistência por parte do governo, tivemos uma vitória importante com a garantia da revisão do plano e a retomada das nossas carreiras. Acredito que isso será reconhecido pelas categorias - projeta Cesa.

    A NOTÍCIA

    CANAL ABERTO - Claudio Prisco

    Arrancada

    Recomendações de Nelson Serpa em sua primeira reunião com os diretores da Fazenda, realizada ontem, no Centro Administrativo: ampliação dos controles internos sobre a despesa pública, remodelagem na cobrança da dívida ativa do Estado e avanços na área de governança eletrônica.

    O cenário internacional e as perdas decorrentes da última enchente estão entre os fatores apontados pelo novo secretário da Fazenda para minimizar expectativas quanto ao crescimento da arrecadação de impostos. Ainda que, até setembro, o desempenho da receita tributária tenha sido 17% superior ao registrado no ano passado.

    Para Serpa, além de controlar os gastos, é preciso expandir a captação de receitas não tributárias e procurar a parceria dos parlamentares federais para diminuir o peso da cobrança da dívida com a União.

    Toda a equipe montada pelo antecessor Ubiratan Rezende foi preservada, demonstrando que a transição foi harmônica.

    • Publicações2204
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sef-na-imprensa-governo-negocia-com-veterinarios-dc/2865666

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)