Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    SEF na imprensa - Informe Econômico (DC)

    DIÁRIO CATARINENSE

    INFORME ECONOMICO - Estela Benetti Imposto de importacao mais caro

    As medidas do governo federal para melhorar a competitividade da indústria brasileira não se limitaram ao aumento do IPI para automóveis importados. Na primeira semana deste mês, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) aumentou as alíquotas de imposto de importacao de sete produtos, boa parte deles com expressiva movimentação nos portos catarinenses. Além de melhorar as condições de vendas para a indústria nacional, as medidas já estão causando aumento de preços e trarão perdas ao Estado, que cobra ICMS no ingresso de produtos nos portos.

    A alíquota de importação de porcelanato aumento de 12% para 35%; de pneus de borracha para bicicleta, de 16% para 35%; ar-condicionado Split, de 18% para 35%; partes de unidades condensadoras e evaporadoras para ar-condicionado, de 14% para 25%; bicicletas, de 20% para 35%; barcos a motor de passeio, de 20% para 35%; rodas e eixos ferroviários, de 14% para 35%. É certo que esses preços vão subir e terão impacto nos preços finais aos consumidores, mas nem todos setores sabem precisar, agora, qual será o aumento. Fabricantes de barcos que estão instalando unidades no Estado reclamaram do reajuste.

    BRF e ICMS (1)

    A fusão da Perdigão e da Sadia, formando a BRF Brasil Foods, está dando dor de cabeça para parte das cidades catarinenses que foram berço das duas companhias e ainda abrigam unidades. É que, pela mudança, há expressiva redução na contabilidade do movimento econômico dos municípios, que dá base para o retorno de ICMS às prefeituras. O tema foi colocado na inauguração da unidade da BRF em Campos Novos, quinta.

    BRF e ICMS (2)

    Se não for definido um acordo, o município de Salto Veloso perderá 84% do movimento econômico; Herval do Oeste, 68%; Videira,49%; e Capinzal, 8%. O diretor de Administração Tritubária da Secretaria da Fazenda, Carlos Molim, diz que a pasta está estudando o assunto.

    Sanção do Juro Zero

    O governador Raimundo Colombo poderá sancionar hoje o projeto do Juro Zero, que foi aprovado na Assembleia Legislativa semana passada. Por meio das instituições de microcrédito do Estado e o Badesc, o governo vai emprestar dinheiro para microempreendedores individuais (EI) investirem em novos negócios ou ampliar o que já desenvolvem. Os empréstimos, de até R$ 3 mil, serão oferecidos em oito prestações. Se o empreendedor paga as primeiras sete, fica isento da oitava, que representa o juro da operação.

    ------------------------------------------------------------------------

    VISOR - Rafael Martini

    COFEM MOBILIZADO

    O Cofem, conselho que reúne as principais federações empresariais de Santa Catarina, vai propor medidas ao governador Raimundo Colombo e à presidente Dilma Rousseff para garantir a reestruturação imediata dos municípios catarinenses atingidos pela última enchente.

    *

    Entre elas, a liberação do FGTS; a postergação do prazo de recolhimento do ICMS; a prorrogação de pagamentos como IPVA, energia elétrica e impostos federais. Também sugerem o parcelamento das dívidas em atraso, novos prazos de pagamento, isenção de multas e suspensão dos títulos protestados.

    ***

    • Publicações2204
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sef-na-imprensa-informe-economico-dc/2841918

    Informações relacionadas

    Grupo Bettencourt, Contador
    Notíciashá 2 anos

    Novo Decreto do IPI traz segurança jurídica ao setor produtivo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)