Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Sefaz alerta comerciantes e empresários para golpes de falsos fiscais

    A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) alerta comerciantes e empresários para a ação de falsos fiscais da Receita Estadual. Os estelionatários se passam por auditores para extorquir contribuintes ou levar vantagens financeiras em troca de ações que não teriam sido desempenhadas pela Secretaria.

    A gerente Fiscal da Sefaz, Mônica de Araújo Saldanha, lembra que qualquer inspeção da Receita Estadual nos estabelecimentos ou empresas é realizada somente quando uma Ordem de Fiscalização ou de Serviço são expedidas, respectivamente, pela Gerência Fiscal ou uma das Subgerências Regionais da Sefaz. O documento deve ser obrigatoriamente apresentado pelos auditores designados para o cumprimento da ação.

    “Essa Ordem de Fiscalização ou de Serviço é identificada por um número de registro, que pode e deve ser validado no site da Sefaz. Os fiscais estão sempre munidos dessa autorização, que, ao mesmo tempo, permite ao responsável pelo estabelecimento legitimar a ação fiscal no ambiente virtual da Receita”, explica.

    O secretário de Estado da Fazenda, Maurício Cézar Duque, ressalta que fiscais da Receita Estadual em momento algum fazem cobranças de qualquer espécie a comerciantes e empresários. Caso isso ocorra, deve-se acionar a polícia ou entrar em contato direto com a Sefaz.

    “Auditor nenhum vai solicitar o pagamento de qualquer valor. Se isso acontecer, trata-se de um golpe, de um estelionatário. A arrecadação de tributos é feita somente por meio do DUA e exclusivamente na rede bancária credenciada. Não existe fiscal vendendo periódico, nem pedindo pagamento de qualquer espécie para qualquer finalidade. Se isso acontecer, pedimos que a situação seja imediatamente denunciada, pois certamente o contribuinte está diante de um criminoso”, finaliza.

    O telefone para contato na Sefaz é o 0800-283-9155. Denúncias também podem ser feitas pelo 181 (Disque-Denúncia). As informações, neste caso, também são repassadas ao conhecimento e providências da Secretaria da Fazenda.

    É importante também que os contribuintes estejam cientes de que o recolhimento de tributos é feito exclusivamente por meio do Documento Único de Arrecadação (DUA), impresso por meio site da Sefaz (http://internet.sefaz.es.gov.br/agenciavirtual/area_publica/dua.php).

    Cabe lembrar ainda aos contribuintes que qualquer palestra, curso ou treinamento que venha a ser promovido pela Sefaz é gratuito, não sendo realizadas atividades que exijam o pagamento para participação.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Comunicação/Sefaz

    (27) 3636-3877 / 3636-3874

    Maíra Piccin - 9746-9479

    Max Torezani - 9774-6543

    E-mail: comunicacao@sefaz.es.gov.br

    • Publicações845
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações935
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sefaz-alerta-comerciantes-e-empresarios-para-golpes-de-falsos-fiscais/3163188

    Informações relacionadas

    Receita Federal
    Notíciashá 9 anos

    Receita Federal alerta empresários para golpe por telefone

    Abr Jurídico e Contabilidade, Contador
    Notíciashá 6 anos

    Criminosos usam documento falso em nome da Receita Federal para aplicar golpes

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo 11. Penosidade e Ergonomia

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinaano passado

    Manual de Direito do Consumidor - Ed. 2022

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Lição N. 5. Dispensas Discriminatórias e Homofobia

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)