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1 de Maio de 2024
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    Sefaz lança Manuais Básicos de Comunicação

    A Secretaria da Fazenda, por meio da Assessoria de Comunicação, lança nesta segunda, 13, sete manuais básicos referentes aos canais de comunicação definidos no Planejamento Estratégico. O lançamento acontece às 14h, na Egefaz - Escola de Gestão Fazendária, durante o evento denominado O Líder Sou Eu, organizado pela equipe da Gestão de Pessoas e será ilustrado com uma dramatização realizada pela Trupe da Cultura formada pelos servidores da Secretaria de Educação.

    Os Manuais foram produzidos pela Ascom/Sefaz com aprovação do grupo gestor. São eles: Manual Básico de Uso do Telefone; Manual Básico de realização de eventos; Manual Básico de uso de email e equipamentos; Manual Básico de Relacionamento com a imprensa; Manual Básico de Publicidade, Manual Básico de uso da Intranet e Internet no serviço público e Manual Básico de reuniões efetivas.

    O trabalho é resultado da implantação do novo modelo de comunicação desenvolvido pela equipe de comunicação com o apoio da consultoria do Ciat - Centro Interamericano de Administrações Tributárias. O novo modelo estabeleceu formas de padronizar a comunicação entre os servidores, com o contribuinte e com toda a sociedade com o objetivo estratégico de prover elementos para um bom clima organizacional, seguindo as bases teóricas do pensador Cloutier e se chama cibernético, isto é, vislumbra o diálogo em círculo, oportunizando ao emissor adaptar o conteúdo da sua mensagem de acordo com o feedback (resposta) que vai recebendo do interlocutor.

    "Posicionar a comunicação como uma ferramenta de gestão estratégica da Instituição é um considerável avanço na medida em que a criação de um fluxo de comunicação contínuo, estabelecido no ambiente institucional, tende a tornar o clima local mais harmonioso. Uma comunicação bem feita resulta na boa imagem da Sefaz/TO e, consequentemente, do Governo do Estado do Tocantins" enfatiza o secretário da Fazenda, Paulo Antenor.

    A gestão da comunicação - no sentido de relacionamento com imprensa - na Sefaz/TO é função da Assessoria de Comunicação em consonância com as diretrizes da Secretaria da Comunicação - Secom/TO e legislação pertinente. No entanto, a gestão do Modelo adotado deve ser feita pelos setores responsáveis pela viabilização dos canais de comunicação existentes na Sefaz/TO. Por exemplo: se a Gestão de Pessoas é a mentora e organizadora do evento maior, fica responsável por adotar as políticas do novo modelo, seguindo os manuais básicos de eventos, de reuniões efetivas. (Janete Monteiro)







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