Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    SEGURADO ESPECIAL: Pimentel diz que CNIS-Rural dará segurança a trabalhador e à Previdência

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - O ministro da Previdência Social, José Pimentel, afirmou hoje (15), em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, que, quando o Cadastro Nacional de Informações Sociais - Rural (CNIS-Rural) estiver em funcionamento, os segurados especiais serão atendidos com maior eficiência e segurança. De acordo com a legislação, são considerados segurados especiais o trabalhador rural em regime de economia familiar, o pescador artesanal, o extrativista, o indígena e o quilombola. “Estamos reconstruindo a Previdência Social”, afirmou Pimentel.

    O ministro explicou que o objetivo é conceder benefícios aos trabalhadores da área rural em até 30 minutos, como já ocorre com os trabalhadores urbanos. Em janeiro, a Previdência Social passou a conceder aposentadorias por idade em meia hora para os segurados urbanos em todo o Brasil. Em fevereiro, o reconhecimento automático de direito passou a valer para os demais benefícios urbanos.

    De acordo com Alessandra Lunas, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), atualmente é muito difícil obter um benefício da Previdência Social, pois o trabalhador rural tem que apresentar uma série de documentos para gerar, no servidor do Instituto Nacional do Seguro Social, a convicção de que, realmente, trabalha no campo. Ela destacou que o CNIS-Rural utilizará dados públicos para facilitar a vida dos trabalhadores e permitirá ao INSS conceder benefícios com segurança. “Há momentos em que apenas as mãos calejadas não são o suficiente para provar a condição de trabalhador rural”, disse Lunas.

    O assessor de Políticas Sociais da Contag Evandro Morello destacou que, além de construir o cadastro, é necessário que ele seja alimentado e atualizado com precisão e segurança, para que o trabalhador do campo tenha seus direitos reconhecidos. Ele também considera que o CNIS-Rural vai tirar um pouco da responsabilidade imposta, atualmente, aos servidores da Previdência. “Essa base cadastral vai ajudar muito, pois vai permitir à Previdência ter muito mais segurança ao reconhecer direitos e ao coibir fraudes no sistema”, afirmou Morello.

    Informação para a Imprensa

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segurado-especial-pimentel-diz-que-cnis-rural-dara-seguranca-a-trabalhador-e-a-previdencia/1877941

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)