Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    SEGURADO ESPECIAL: Previdência receberá da Contag dados para formar cadastro de rurais

    há 15 anos

    Da Redação (Brasília) - O ministro da Previdência Social, José Pimentel, e os presidentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Valdir Simão, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, assinaram nesta terça-feira (25) convênio que permitirá à entidade fornecer dados que irão compor o Cadastro Nacional de Informações Sociais - Rural (CNIS-Rural).

    “A Previdência Social levava de três a quatro anos para conceder um benefício. Hoje, concede em 30 minutos. Com a formação desse cadastro, nós estamos aposentando o saco de documentos e vamos ter o reconhecimento automático de direito previdenciário também para os segurados especiais”, disse o ministro José Pimentel. Ele lembra que, além dos trabalhadores rurais, os quilombolas, os pescadores artesanais e os indígenas são segurados especiais.

    Quando o cadastro estiver em funcionamento, será possível conceder benefícios aos trabalhadores da área rural em até 30 minutos. Em janeiro, a Previdência Social passou a conceder aposentadorias por idade em meia hora para os segurados urbanos em todo o Brasil. Em fevereiro, o reconhecimento automático de direito passou a valer para os demais benefícios urbanos.

    O acordo de cooperação técnica com a Contag permitirá que a entidade e os sindicatos rurais filiados a ela realizem o cadastramento do segurado especial e de seus familiares. A Contag também poderá realizar, quando solicitada pelo trabalhador, a declaração anual de atividade rural dele e de sua família.

    O ministro lembrou que a criação do CNIS-Rural começou a se tornar realidade com a Lei 11.718, que definiu, entre outros itens, quem integra a agricultura familiar. “A partir daí, criamos as condições para o reconhecimento automático de direitos desses trabalhadores”, ressaltou.

    Pimentel disse, também, que a Previdência Social trabalha para que concessão do primeiro benefício em 30 minutos para o segurado especial ocorra o mais rapidamente possível. Segundo o ministro, o CNIS-Rural permitirá que, em janeiro de 2010, esses trabalhadores também tenham acesso ao extrato previdenciário.

    “Assim, toda vez que uma mulher trabalhadora rural completar 55 anos e homem trabalhador rural completar 60 eles receberão uma carta dizendo que completou as condições para sua aposentadoria”, afirmou Pimentel. Desde junho, o INSS envia essa carta para os trabalhadores da área urbana.

    O presidente do INSS, Valdir Simão, disse que o cadastro é um avanço que irá agilizar o reconhecimento de direito previdenciário na área rural. “Vamos fazer isso para melhorar o atendimento, combater as fraudes e conceder o benefício a quem tem direito”, disse Simão.

    Informações para a Imprensa

    (61) 2021-5113

    ACS/MPS

    • Publicações4944
    • Seguidores623236
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações137
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/segurado-especial-previdencia-recebera-da-contag-dados-para-formar-cadastro-de-rurais/1775713

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)