Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Segurança é tema do JQ desta semana

    há 10 anos

    divulgação/TJMG Segurança é destaque do próximo Justiça em Questão

    A edição do Justiça em Questão que estreia neste sábado, 5 de julho, traz uma coletânea de reportagens sobre segurança veiculadas em edições anteriores.

    Na primeira parte do programa, o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas de Segurança e Vigilância, Romualdo Alves, menciona a lei e a portaria que regulam a profissão e explica que existe uma diferença entre a formação do vigilante que atua em grandes eventos e a daqueles que trabalham em empresas e bancos.

    As armas de fogo são o tema das duas reportagens seguintes. Os entrevistados esclarecem o que significam posse e porte de arma e informam as restrições impostas mesmo aos profissionais que têm permissão legal para andar armados. A manutenção de armas em casa pode ser vista tanto como um fator que aumenta a segurança pessoal quanto como uma das causas do aumento da violência. Nathalia Vitore e Emerson de Souza, policiais militares, e Robson Sávio, especialista em criminalidade e segurança pública, comentam o assunto.

    Equipamento cada vez mais utilizado para a prevenção de crimes, as câmeras instaladas em locais públicos podem também invadir a privacidade dos cidadãos. Segundo o juiz Renato Luiz Faraco, o mesmo artigo da Constituição que garante aos brasileiros o direito à intimidade garante também o acesso à informação, de modo que se deve buscar a harmonização desses princípios. Quanto à efetividade do emprego de câmeras no aumento da segurança pública, a pesquisadora Ludmila Ribeiro, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da UFMG, acredita ser fundamental que a tecnologia esteja acompanhada de recursos humanos, pois a simples instalação de câmeras em um determinado local não implica em redução automática da violência.

    Outro aspecto da vida contemporânea que contribui para a exposição da intimidade das pessoas é o massivo uso de redes sociais. O advogado Alexandre Atheniense, especialista em direito digital, alerta para o fato de que o elo mais frágil da cadeia de segurança no mundo da internet é o ser humano.

    Nessa edição extra, além do juiz Faraco, o JQ contou com a participação do desembargador Pedro Vergara e do juiz Magid Nauef Láuar.

    Os espectadores podem contribuir para o programa, enviando opiniões para o e-mail justicaemquestao@tjmg.jus.br, e podem também assistir às edições anteriores, na página do Justiça em Questão, no Youtube. O programa desta semana estará disponível no canal a partir da próxima segunda-feira, 28 de abril.

    Grade de exibição

    TV Horizonte

    22 (Net) ou 19 (UHF)

    Estreia: sábado, 7h15

    Reapresentações:

    segunda-feira, 7h15

    TV Justiça

    7 (Net) ou 6 (OiTV)

    Estreia: domingo, 16h

    Reapresentações:

    segunda-feira, 7h

    sábado, 8h30

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG

    Unidade Previminas

    Tel.: (31) 3274-2764

    justicaemquestao@tjmg.jus.br

    tjmg.jus.br/portal/imprensa/justiça-em-questao/

    youtube.com/justicaemquestao

    facebook.com/tribunaldejusticaMGoficial

    twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seguranca-e-tema-do-jq-desta-semana/125980984

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)