Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Semana Nacional da Conciliação começa nesta segunda-feira (23/11)





    A partir desta segunda-feira (23/11), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) passa a participar da Semana Nacional da Conciliação. Segundo o Sistema de Conciliação (Sistcon) do tribunal, serão realizadas cerca de 1.500 audiências em processos de temas como danos morais, crédito comercial e Sistema Financeiro de Habitação (SFH). As atividades do TRF4 serão descentralizadas, se espalhando por 52 unidades em toda a 4ª Região, envolvendo o tribunal e as três Seções Judiciárias (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

    Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais regionais, a Semana promove mutirões de audiências e a promoção de acordos, difundindo uma nova cultural de solução consensual de conflitos.

    Uma iniciativa integrada

    A Semana foi aberta oficialmente às 12h de hoje, no Parque da Água Branca em São Paulo, pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

    Esse é o décimo ano consecutivo de realização da Semana Nacional pelo CNJ. Nesse período já foram realizadas 2,5 milhões de audiências, resultando em R$ 7,5 bilhões em acordos. Em 2010, o Conselho editou a resolução 125, que instituiu a política nacional de solução de conflitos e estimulou a criação de 500 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidanania (Cejuscs) pelo país.

    Ainda que seja coordenada pelo CNJ, a iniciativa envolve diversos ramos do judiciário e cada tribunal atua de forma independente na definição de suas atividades. Neste ano a campanha do CNJ tem como slogan “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.

    JF da 4ª Região conciliando para além da Semana

    Além de participar dos mutirões incentivados pelo CNJ, o TRF4 tem na conciliação uma política permanente, realizando e coordenando acordos na 4ª Região durante todo o ano. Apenas no primeiro semestre de 2015, por exemplo, foram realizadas 10.968 audiências, resultado em mais de R$ 70 milhões em valores acordados.

    Entre as ações inovadoras promovidas na área da conciliação estão a promoção de audiências por videoconferência; mutirões de ações do FGTS; a instalação de gabinetes do INSS e da Caixa Econômica Federal junto ao TRF4, agilizando a promoção de acordos em processos dessas instituições; e o Fórum de Conciliação Virtual, que permite a realização de acordos online pelo eproc.







    • Publicações6752
    • Seguidores1399
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-nacional-da-conciliacao-comeca-nesta-segunda-feira-23-11/259194178

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)