Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO CONCRETIZA ACORDOS

    No dia 29 de novembro, começou a Semana Nacional da Conciliação em São Paulo, que envolve as três justiças paulistas: Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2) e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

    O evento acontece no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, em São Paulo, e a expectativa é que sejam realizadas cerca de seis mil audiências no local, além de 19 mil em todo o estado.

    O Tribunal Regional Federal da 3ª Região está participando da semana resolvendo casos que envolvem Sistema Financeiro da Habitação (SFH), previdenciários (INSS), carteira comercial, entre outros.

    Um dos casos que chegou a um acordo positivo no primeiro dia de audiências foi o do mutuário do SFH que tinha uma dívida da casa própria no valor de R$ 705 mil.

    Em 1999, o mutuário entrou com uma ação na Justiça Federal, pedindo a revisão do seu contrato. Segundo o advogado, Renato Pinheiro de Oliveira, a sentença foi parcialmente favorável em 1ª Instância. Agora que iria para julgamento de 2ª Instância aconteceu a proposta de conciliação e chegamos a um valor em que a parte conseguiu alcançar financeiramente o que ela pretendia e houve a solução do litígio, afirma o advogado.

    A negociação no mutirão aconteceu entre a Caixa Econômica Federal e o procurador do mutuário, Armando Souza Pereira, comerciante. Durante a audiência, foi fechado um acordo para quitar o imóvel por R$ 55 mil. O acordo foi bom, porque o apartamento não vale talvez nem 15% da dívida que existia. Foi bom para os dois lados, argumenta o comerciante.

    Para o advogado Renato Oliveira a tentativa de conciliação é importante. Eu acho muito válida essa tentativa de conciliação, porque possibilitou às partes negociarem e chegarem a valores que no começo não eram possíveis. Então, essa contribuição do TRF3 é muito válida, finaliza.

    O mutirão acontece até a próxima sexta-feira, 3 de dezembro, e o endereço do Memorial é na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, nº 664. O TRF3 realiza conciliação durante todo o ano, para isso instalou o Gabinete da Conciliação. Para quem tem processos em trâmite na Justiça Federal e quiser participar de uma audiência de conciliação, pode enviar um e-mail para concilia@trf3.jus.br e verificar a possibilidade de inclusão da sua causa.

    Ana Cristina Eiras

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações4474
    • Seguidores2951
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-nacional-de-conciliacao-concretiza-acordos/2488478

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)