Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Semana Nacional de Educação Financeira: investimentos conscientes podem garantir qualidade de vida no futuro

    Durante palestra de abertura, jornalista Mara Luquet tratou da importância do planejamento financeiro tendo em vista as possíveis mudanças na aposentadoria

    há 7 anos

    As atividades da Semana Nacional de Educação Financeira na Procuradoria-Geral da República, realizada pela Câmara de Consumidor e Ordem Econômica (3CCR) e pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Profissional (Sedep), tiveram início nessa quarta-feira (10). Mais de duzentas pessoas, entre membros, servidores, estagiários, terceirizados e convidados, participaram da abertura da programação no auditório JK.

    O coordenador da 3CCR, subprocurador-geral da República José Elaeres Teixeira, explicou que o objetivo do evento é contribuir para que membros e servidores da instituição façam escolhas financeiras saudáveis. Para ele, o pouco conhecimento da população em geral sobre educação financeira torna as famílias vulneráveis a práticas desleais de empresas e instituições financeiras, e também ao marketing agressivo que estimula o consumo excessivo.

    “Em face da acentuada crise econômica pela qual passa o país e do elevado grau de endividamento das famílias brasileiras, a educação financeira assume especial importância. Somos instados a agir de modo cada vez mais previdente, adotando hábitos saudáveis na gestão de nossos recursos, sob pena de não conseguirmos enfrentar adequadamente os desafios que o atual contexto nos impõe”, afirmou Elaeres.

    Em seguida, a jornalista Mara Luquet, especialista em finanças pessoais, palestrou sobre qualidade de vida e investimentos conscientes. Durante sua apresentação, Luquet contextualizou o cenário econômico do país e afirmou que a reforma da Previdência Social, em tramitação no Congresso Nacional, é uma tendência forte em vários países, em razão do aumento da expectativa de vida nos últimos anos. Sob essa perspectiva, a colunista sugere investimentos responsáveis, adequados ao perfil e aos projetos de vida de cada um. “Quem compra planos de previdência hoje sem entender seu perfil fiscal, provavelmente está perdendo dinheiro”, alertou.

    Outro ponto destacado pela especialista foi usar a competitividade do mercado para fechar bons negócios e reduzir as taxas praticadas pelas instituições bancárias, seja em empréstimos, investimentos e até mesmo em cartões de crédito. Entre as alternativas existentes para diminuir custos e taxas desnecessárias, Luquet indicou a portabilidade de dívidas para instituições financeiras com taxas de juros menores e a negociação de anuidade de cartões de crédito com a operadora. “Nós brasileiros precisamos aprender a usar a competitividade ao nosso favor”, recomendou.

    A Semana Nacional de Educação Financeira segue até sexta-feira (12) com oficinas que ajudarão membros e servidores a cuidar melhor das suas finanças, negociar com mais eficiência e fazer o dinheiro multiplicar, além de usar a tecnologia a favor das finanças. Confira aqui a programação completa.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3405-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr




    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/semana-nacional-de-educacao-financeira-investimentos-conscientes-podem-garantir-qualidade-de-vida-no-futuro/457317825

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)