Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário 25 anos da Justiça Federal da 2ª Região: o Common Law e o Direito Tributário

    O vice-presidente do TRF2, desembargador federal Poul Erik Dyrlund, abriu na manhã da sexta-feira, 28 de março, o segundo dia do seminário “25 anos da Justiça Federal da 2ª Região”. Na ocasião, o magistrado apresentou a conferência "O Common Law e o Direito Tributário".

    O magistrado iniciou sua apresentação, destacando o que, na sua opinião, é um fenômeno cada vez mais recorrente no Direito nacional: a interpenetração dos sistemas do Civil Law e do Common Law. "O Direito brasileiro sempre foi pautado no direito românico-germânico. Somos muito afeitos a Códigos. Mas temos verificado há algum tempo que o texto não consegue regular todo e qualquer assunto que vá surgindo no meio social. Então, há a necessidade que o Poder Judiciário se apresente e apresente alguma solução", destacou. Na Common Law - continuou - "o Direito é criado ou aperfeiçoado pelo Judiciário. A decisão adotada em um caso se orienta pelas decisões anteriores em casos semelhantes: os precedentes".

    Leia a matéria na íntegra no site comemorativo dos 25 anos do TRF2.

    • Publicações5759
    • Seguidores1418
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-25-anos-da-justica-federal-da-2a-regiao-o-common-law-e-o-direito-tributario/114855314

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)