Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário na Defensoria Pública foca a igualdade racial no Tocantins

    há 8 anos

    A DPE-TO - Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do NDDH – Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, realizará o “II Seminário Ações Afirmativas: A Garantia da Igualdade Racial”. O evento acontecerá no dia 10 de novembro, às 8 horas, no auditório da Defensoria Pública em Palmas. O Seminário integra a programação do mês da Consciência Negra, que conta também com audiência pública, que visa colher as demandas da população e dos movimentos sociais relativas à promoção da igualdade racial no Tocantins, bem como promover o debate e a reflexão acerca da efetivação de ações que visem à promoção da igualdade racial. A programação contará, ainda, com apresentações culturais.

    A realização do evento é fruto de parceira entre o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e a Universidade Federal do Tocantins – UFT, e as atividades propostas tem o objetivo de promover o debate e a reflexão acerca da efetivação de ações afirmativas com vistas à promoção da igualdade racial no Estado do Tocantins.

    Igualdade

    A promoção da igualdade racial está prevista em tratados internacionais de direitos humanos, tais como a Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, adotada pela ONU em 21 de dezembro de 1965, e promulgada no Brasil por meio do Decreto nº 65.810, de 8 de dezembro de 1969, que prevê, em seu art. 1º, § 4, a possibilidade de “discriminação positiva” (a chamada “ação afirmativa”), mediante a adoção de medidas especiais de proteção ou incentivo a grupos ou indivíduos, com vistas a promover sua ascensão na sociedade até um nível de equiparação com os demais.

    Atenta a sua missão constitucional, notadamente a função institucional de promover os direitos humanos, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins criou, no ano de 2008, o NDDH - Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos, atribuindo-lhe a missão de promover e incentivar a constante e efetiva participação da sociedade civil na divulgação e no aperfeiçoamento das questões relativas aos direitos humanos; e de informar, conscientizar e motivar a população, inclusive valendo-se dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais; o que o faz por meio da atuação efetiva em Conselhos de Direitos, em especial o Cepir - Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

    Programação

    08:00

    Apresentação Cultural de Abertura e lançamento da cartilha Igualdade Racial e Direitos Humanos

    08:30

    Palestra: Dr. Silvio de Almeida (presidente do Instituto Luiz Gama) - Fundamentos Jurídicos da Política de Cotas Raciais no Serviço Público

    10:30

    Palestra: Najara Lima Costa (prefeitura do Rio de Janeiro) - Monitoramento e Avaliação das Políticas de Cotas Raciais em Concursos Públicos

    12:00/14:00

    Intervalo

    14:00

    Audiência Pública

    17:00

    Apresentação Cultural de Encerramento

    Autor: Cinthia Abreu

    • Publicações3908
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-na-defensoria-publica-foca-a-igualdade-racial-no-tocantins/399987675

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)