Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário Qualidade de Vida na Deficiência aborda lazer, esportes e sexualidade para PCDs

    Seminário mostra opções de atividades ao alcance das pessoas com deficiência (PCDs) Dentro da programação da 1ª Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa gaúcha, lançada oficialmente nesse domingo, o Parlamento gaúcho promove na manhã dessa segunda-feira (22) o seminário "Qualidade de Vida na Deficiência". A semana terá uma série de atividades gratuitas e abertas ao público visa a conscientizar a sociedade a respeito do tema e a acelerar o processo de inclusão.

    O seminário acontece ao longo da manhã no Teatro Dante Barone e apresenta três painéis, com os temas lazer e cultura, esportes adaptados e escola paraolímpica, e sexualidade depois de lesão medular.

    Programa Assembleia Inclusiva

    A 1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência faz parte de um processo de inclusão no Legislativo e se tornou uma política de gestão da 53ª Legislatura, que instituiu o programa Assembleia Inclusiva.

    Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, em entrevista pouco antes do início do seminário desta manhã, o Parlamento gaúcho, que já desenvolve ações de inclusão desde gestões anteriores, está passando a uma segunda etapa - além de programas de conscientização, a tomada de atitudes concretas: "A Casa está passando a criar estruturas para poder acolher as pessoas, dar condições de acessiblidade, preparar recursos humanos para se relacionar com as pessoas com deficiência, e assim aprofundar sua intervenção neste setor tão importante".

    Lazer e cultura

    No primeiro painel, abordando temas do lazer e da cultura, o presidente da ONG Caminhadores RS, Rotechild Prestes, descreveu os projetos, roteiros turísticos e atividades que a entidade desenvolve gratuitamente, na Capital e no Interior, voltados às pessoas com deficiência. Segundo Prestes, o grupo iniciou suas atividades com roteiros no Morro do Osso, em Porto Alegre, buscando oportunizar às pessoas com deficiência a prática do ecoturismo e a educação ambiental.

    Ele apresentou um vídeo e uma série de fotos mostrando o trabalho da entidade. Entre as iniciativas citadas, estão o “turismo off-road”, realizado a bordo de jipes e caminhonetes nas áreas rurais de Porto Alegre, passeios no Parque da Redenção, turismo náutico no Guaíba e o projeto “Caminhando por Porto Alegre”. Segundo Prestes, Porto Alegre está caminhando no rumo certo em termos de acessibilidade, mas ainda há muito a ser realizado.

    Em relação ao interior do Estado, disse que o Itaimbezinho possui rampas e banheiros adaptados, mas ainda não tem uma cadeira de rodas que possa ser usada pelos visitantes com deficiência. Sobre a região da Serra, disse que há somente duas linhas aptas a transportar esse público a Gramado.

    O palestrante informou que a entidade também realiza palestras gratuitas para comerciantes e proprietários de espaços culturais e de lazer interessados em tornar esses locais mais acessíveis às pessoas com deficiência.

    O seminário prossegue com o painel intitulado "Esportes Adaptados e Escola Paraolímpica", com o presidente do RS Paradesporto, Luiz Cláudio Porto.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-qualidade-de-vida-na-deficiencia-aborda-lazer-esportes-e-sexualidade-para-pcds/2812128

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)