Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Maio de 2024

Senado aprova Zanin para vaga no Supremo Tribunal Federal

Após quase 8 horas de sabatina na CCJ, ex-advogado do Presidente Lula foi aprovado por 21 a 5. No plenário principal da Casa, eram necessários, no mínimo, 41 votos favoráveis.

Publicado por Klaus Silva
há 11 meses

Resumo da notícia

Por Vinícius Cassela e Sara Resende, g1 e TV Globo — Brasília. Reproduzido pelo Portal Jusatualiza. Salvador-BA, Brasil.

Fonte Portal Jurídico Jusatualiza


Cristiano Zanin, será o novo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Ocupará uma cadeira na Suprema Corte do Brasil. Aprovado por maioria no senado, o Senado torna Zanin o novo ministro do Supremo Tribunal Federal, conforme noticiado pelo portal g1, e reproduzido pelo Portal Jusatualiza;

O plenário do Senado aprovou, por 58 votos a 18, nesta quarta-feira (21) o advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal ( STF). Não houve abstenção.

Zanin foi designado para a vaga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022.

Nas indicações de ministros ao STF, cabe somente ao Senado analisar a escolha. A votação é secreta. Não há votação na Câmara dos Deputados. Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, ele poderá atuar por 28 anos no STF — até atingir 75 anos.

Sabatina

A sabatina de Cristiano Zanin foi marcada por grandes embates, por ter sido advogado do Presidente Lula nos processos da lava jato, alguns senadores e parlamentares questionaram a sua imparcialidade devido a sua proximidade intima com o Presidente Lula, inclusive sendo padrinho de casamento de membro da família;

"A sabatina do advogado na CCJ durou cerca de 8 horas. A etapa é obrigatória para que ele

assuma a vaga aberta no STF com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Aos parlamentares, Zanin afirmou que não irá se comportar como um" subordinado "de Lula na Corte.

O advogado acrescentou, ainda, que posições democráticas estão acima de" quaisquer outros interesses ".

"Tive a honra de conversar com muitas lideranças, e bancadas e senadores e senadoras individualmente. Pude ouvir, aprender e ter a certeza de que posições democráticas estão acima de quaisquer outros interesses", afirmou.

Durante a sabatina, Cristiano Zanin também foi questionado sobre diversos temas, entre os quais: Um dos momentos que mais chamou a atenção na sabatina foi quando o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) fez mais de 10 questionamentos a Zanin.

Ex-juiz federal, Moro foi o responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) que levaram em 2018 o então ex-presidente Lula, hoje presidente da República, à prisão. Zanin atuou na defesa de Lula justamente nos processos da Lava Jato.

Um dos momentos que mais chamou a atenção na sabatina foi quando o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) fez mais de 10 questionamentos a Zanin. Ex-juiz federal, Moro foi o responsável pelos processos da Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) que levaram em 2018 o então ex-presidente Lula, hoje presidente da República, à prisão. Zanin atuou na defesa de Lula justamente nos processos da Lava Jato.

  • Sobre o autorBacharel em Direito. Founder do Jusatualiza. Esp. Comunicação
  • Publicações12
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-aprova-zanin-para-vaga-no-supremo-tribunal-federal/1873735037

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Impessoalidade. continuar lendo