Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Senado entrega Diploma Bertha Lutz no Dia Internacional da Mulher

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    O Senado entrega no dia 8 de março o Diploma Bertha Lutz a mais cinco mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil. A premiação ocorrerá durante sessão solene do Congresso Nacional em que também será comemorado o Dia Internacional da Mulher.

    A premiação, que ocorre anualmente, recebe o nome da deputada federal Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976), uma das pioneiras do feminismo no Brasil e líder na luta pelos direitos políticos igualitários. Ela se empenhou pela aprovação da legislação que deu às mulheres o direito de votar e de serem votadas.

    A escolha das cinco agraciadas foi feita pelo Conselho do Diploma, presidido pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS), e composto por um senador de cada partido com assento no Senado.

    Nesta edição, serão agraciadas Denice Santiago Santos do Rosário, Diza Gonzaga, Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert, Raimunda Luzia de Brito e Tatiane Bernardi Teixeira Pinto.

    Instituída pelo Senado em 2001, a premiação chega à 16ª edição tendo homenageado 79 mulheres de ­várias áreas de atuação. Entre elas, a farmacêutica Maria da Penha, que inspirou a aprovação da Lei Maria da Penha; Zilda Arns, que foi coordenadora da Pastoral da Criança; a presidente da República, Dilma Rousseff; e a ex-senadora Emília Fernandes, autora do projeto que deu origem à premiação. Em 2016, pela primeira vez foi agraciado um homem, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. Quando presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2014, ele lançou a campanha publicitária Mais Mulheres na Política. Também ajudou a conceber a ideia publicitária “Todo poder às mulheres”, defendendo condições que favoreçam a maior participação feminina em todas as instâncias de poder e de ­atuação na sociedade.

    As agraciadas de 2017

    Denice Santiago Santos do Rosário: É major da Policia Militar de Salvador. Comandante da Ronda Maria da Penha, uma guarnição voltada para prevenir a violência contra a mulher. Durante as ações, policiais se revezam em visitas surpresa a mulheres que recorreram à Justiça para manter agressores à distância. Zela por mais de 600 mulheres que são vítimas da violência doméstica na capital baiana.

    Diza Gonzaga: Em 1996, após perder seu filho de 18 anos em um acidente de trânsito, criou a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga. A entidade é responsável pelo Programa Vida Urgente, uma série de projetos que visam a preservação e valorização da vida. Dedica sua vida em ações de prevenção à violência no trânsito.

    Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert: É Embaixadora do Brasil junto à República da Sérvia. Formada em Administração de Empresas e Relações Internacionais pelo Instituto Rio Branco. Também foi embaixadora da Etiópia em 2010.

    Raimunda Luzia de Brito: Natural de Aquidauana (MS). É graduada em Direito, mestre em Serviço Social e doutora em Ciência da Educação. Atualmente é professora titular da Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de ciência política, com ênfase em comportamento político. Foi presidente do projeto Coletivo de Mulheres Negras do Mato Grosso, que tem como objetivo a comunicação, informação e monitoramento das políticas públicas na área da saúde da população negra, com ênfase na saúde da mulher.

    Tatiane Bernardi Teixeira Pinto: Conhecida como Tati Bernardi, é paulistana. Formou-se em Publicidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É jornalista, romancista, cronista e roteirista. Escreveu as telenovelas Sangue Bom e A Vida da Gente, além de ser roteirista do talk show Amor & Sexo. Também foi roteirista dos filmes Qualquer Gato Vira-Lata e Meu Passado me Condena.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senado-entrega-diploma-bertha-lutz-no-dia-internacional-da-mulher/430836699

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)