Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Senadores discutem riscos do transporte rodoviário de GLP para o centro-oeste

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    O senador Ruben Figueiró é um dos que está preocupado com o transporte de GLP nas estradas

    VEJA MAIS CDR debate investimentos da Petrobrás no Centro-Oeste, Norte e Nordeste

    Os custos e os riscos do transporte rodoviário do GLP de São Paulo até a região Centro-Oeste do país preocupam os senadores. Em audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) para tratar dos investimentos da Petrobras nos setores de gás e energia, o problema foi evidenciado por Ruben Figueiró (PSDB-MS) e Delcídio do Amaral (PT-MS).

    – No Centro-Oeste a produção de GLP é zero e chega tudo de caminhão, o que é perigoso. Precisamos buscar uma alternativa. Seja por uma planta separadora de gás, pela busca de novas jazidas ou por meio de dutos. Precisamos acabar urgentemente com esse trança-trança de caminhões pelas estradas. O perigo é grande e o custo aumenta muito – afirmou Delcídio.

    Perigo

    Com a experiência de mais de 50 anos no setor, o empresário Ueze Zahan, presidente da Copergaz, disse que o GLP é o derivado do petróleo mais perigoso que existe e já matou milhares de pessoas no Brasil.

    – Se um quilo de gás vazando de um botijão mata uma família inteira e destrói uma casa, imagina 30 toneladas escapando de um caminhão? O transporte de gás no Brasil sempre me apavorou – disse.

    Segundo ele, a Copergaz tem uma frota de 200 caminhões-tanque, que são trocados a cada quatro anos por questões de segurança.

    Ueze Zahan lutou durante anos pelo endurecimento das normas de segurança relativas a botijões de gás para uso doméstico e lembrou que até há pouco tempo havia uma explosão a cada quatro dias no Brasil, resultado principalmente da existência de milhões de botijões vencidos e nunca testados.

    – Hoje há lei obrigando as empresas a realizarem testes periódicos dos botijões a cada dez anos. O resultado é que estamos há 670 dias sem nenhum registro de acidente – explicou.

    A audiência, presidida pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi encerrada no início da tarde.

    Mais informações a seguir

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senadores-discutem-riscos-do-transporte-rodoviario-de-glp-para-o-centro-oeste/100679151

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)