Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Senadores pedem ao Ibama tratamento especial para obras estratégicas

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Em audiência da Comissão de Infraestrutura (CI), nesta quarta-feira (12), senadores sugeriram ao presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Volney Zanardi, a concessão de um tratamento diferenciado para obras consideradas estratégicas e de interesse nacional. Segundo os parlamentares, são trabalhos que não podem ser paralisados sob pena de grandes prejuízos. A reunião foi presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

    O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) foi um dos que sugeriram uma regra específica para obras consideradas de interesse nacional, além de formas de compensações ambientais para se evitar interrupções e atrasos.

    – A impressão que se tem é que o Ibama não quer o desenvolvimento do Brasil. Obras como as duplicações das BRs 101 e 116, por exemplo, são inevitáveis e vão acontecer. O país precisa destas estradas. Criar uma compensação ambiental não seria uma solução? Não dá para criar uma regra mínima para obras de interesse nacional a fim de se impedir atrasos? – indagou o parlamentar, para quem o Ibama tem que repensar sua atuação em intervenções consideradas inevitáveis.

    O senador Jorge Viana reiterou que questões diferenciadas merecem tratamentos diferentes.

    – Obras de interesse nacional, a rigor, todas são. Mas algumas são estratégicas e, se não forem executadas rapidamente, causam prejuízos econômicos e problemas sociais – afirmou.

    Defesa

    O presidente do Ibama, Volney Zanardi, afirmou que nos últimos três anos o instituto não teve nenhuma licença suspensa ou derrubada e que o número de processos de licenciamento tem aumentado de forma exponencial. Hoje são quase 1.700 procedimentos em curso. Só o Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC) responde por 280 pedidos.

    O executivo admitiu que a qualidade do licenciamento está ligada à simplificação de ações e reconheceu que há déficit de pessoal no setor. Zanardi enfatizou que a atuação do Ibama se pauta na publicidade e transparência e em critérios estritamente técnicos e não ideológicos. Segundo ele, os processos são complexos e, por vezes, acabam no Judiciário. Além disso, ressaltou, há problemas relacionados à qualidade dos projetos. Ainda segundo Zanardi, atualmente não há nenhuma obra paralisada no PAC por questões de licenciamento ambiental.

    – Obras estratégicas e de interesse nacional precisam ter tratamento diferenciado não apenas no licenciamento, mas em outras esferas. Há, por exemplo, questões indígenas, de patrimônio histórico e de saúde. Mas a licença não sai sem contemplar tais perspectivas. São assuntos que devem ser tratadas em outros momentos e não na fase de licenciamento ambiental – disse.

    O presidente do Ibama foi convidado para a audiência pública a pedido do senador José Pimentel (PT-CE) para explicar aos senadores a atuação do instituto em obras de infraestrutura, em especial aquelas executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

    Cidadãos de todo o país puderam participar enviando perguntas aos senadores e e ao convidado por meio da página do Alô Senado , pelo telefone 0800-612211 e pelo Twitter ( @alosenado ).

    A seguir outros pontos abordados por Volney Zanardi:

    Capacitação

    O Ibama tem hoje 411 analistas ambientais e, segundo o presidente da entidade, há um esforço para qualificar o pessoal. Cerca de 60% têm pós-graduação, mestrado ou doutorado. Todavia, alertou, nos próximos anos, 50% dos servidores terão condições de requerer aposentadoria, daí a necessidade da realização de novos concursos. Código Florestal

    Motivado por questionamento do senador Jayme Campos (DEM-MT), o presidente do Ibama informou que o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a ser implantado pelo governo federal e obrigatório para todas as propriedades rurais, atenderá a requisitos previstos no novo Código Florestal (Lei 12.651/2012). Ele assegurou que as assimetrias existentes entre legislações estaduais e a lei federal serão corrigidas. Conforme informou, sete a oito estados já contam com cadastros ambientais e os dados desses cadastros serão aproveitados no CAR. Em breve, o Ibama deve lançar em breve uma instrução normativa para definir a interface entre o Cadastro Ambiental Rural e os procedimentos de “desembargo” ou regularização de áreas embargadas por irregularidade ambiental.

    Estados

    A assimetria de legislação entre os estados preocupa o presidente do Ibama. Segundo ele, são tipos diferenciados de licenças e procedimentos diversos, o que dificulta até a elaboração de estatísticas.

    - São problemas do federalismo, mas é necessária uma uniformização - disse.

    Demanda

    O convidado destacou que o número de processos aumenta à medida que a economia do país se desenvolve. Em 2003, por exemplo, o Ibama atuou em 537 processos de licenciamento. Hoje, são 1.672. Deste total, 17% são relativos a rodovias; 12% a linhas de transmissão; 11% a petróelo; 8% a ferrovias e 8% a mineração.

    Ministério Público

    Conforme Zanardi, o Ministério Público Federal (MPF) exerce papel fundamental para o trabalho do Ibama, dando sustentação e transparência ao trabalho do instituto. O presidente enfatizou a importância da transparência nos processos. Segundo ele, o Ibama realizou 69 audiências públicas no ano passado, com a participação de 20 mil pessoas.

    • Publicações54073
    • Seguidores268526
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senadores-pedem-ao-ibama-tratamento-especial-para-obras-estrategicas/100559366

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)