Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Senadores visitarão Pacaraima em busca de solução para conflito das áreas não edificáveis

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Em discurso nesta sexta-feira (1º), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informou que os senadores integrantes do grupo Brasil-Venezuela vão conferir in loco, na próxima semana, os conflitos envolvendo as “áreas não edificáveis” nas cidades gêmeas de Pacaraima (RR) e Santa Elena (Venezuela). Cidades gêmeas

    são aquelas em que o território do município faz limite com o país vizinho e sua sede se localiza no limite internacional.

    Segundo explicou o senador, uma decisão judicial está impondo que uma faixa de 30 metros de cada lado da fronteira entre os dois países permaneça sem construções, e para isso, poderão ser demolidos prédios públicos e residências. Em Pacaraima, a decisão coloca empecilhos até mesmo para a construção de obras de infraestrutura, ressaltou o parlamentar.

    Preocupado com os prejuízos que a população possa sofrer, Mozarildo questionou o motivo de essa exigência precisar ser cumprida somente lá. Ele contou que o Brasil possui 30 cidades gêmeas, desde o extremo norte até o extremo sul. Algumas, como a cidade de Livramento, no Rio Grande do Sul a divisão entre elas é apenas uma rua.

    Entendimento diplomático

    O grupo, formado pela senadora Angela Portela (PT-RR) e pelo senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), além de Mozarildo Cavalcanti, é originário da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e pretende apontar caminhos para solucionar o conflito pela via diplomática e com a apresentação de propostas legislativas.

    - Como membros da CRE, queremos um entendimento diplomático para resolver a questão da faixa não-edificante, para que o norte não seja mais uma vez penalizado pela localização geográfica. E tem que ser política de Estado – observou Mozarildo.

    O senador cobrou a integração de Roraima com a Venezuela e dos estados do norte e fronteiriços com o resto do Brasi, após lamentar o quanto a região Norte e os estados fronteiriços são esquecidos pelo resto do Brasil. Mozarildo Cavalcanti afirmou que até mesmo a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia (Basa), criado para diminuir as desigualdades dessa região, financiam empreendimentos nos estados do Pará, do Maranhão e do Mato Grosso, integrantes da “Amazônia Legal”, em detrimento dos demais estados.

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/senadores-visitarao-pacaraima-em-busca-de-solucao-para-conflito-das-areas-nao-edificaveis/112041996

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)