Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sentença determina a desocupação das margens do Rio Sertão, em Florianópolis (SC)

    MPF obteve que réus recuperem área degradada

    há 7 anos

    Após ação do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), a Justiça Federal tornou definitiva medida liminar que proíbe construções nas margens do Rio Sertão, no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. A sentença ainda determinou que a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) e a empresa Carlos Hoepcke Administração Participação e Empreendimentos Ltda recuperem a área ambientalmente degradada.

    Caberá a Carlos Hoepcke Empreendimentos realizar a retirada de suas construções e equipamentos que ocupam ilegalmente a área, e a recomposição das margens de 30 metros do Rio Sertão, conforme projeto de recuperação que será avaliado e fiscalizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Para isso, a ré tem prazo de 30 dias, a contar da intimação da sentença. Também foi fixada multa diária no valor de R$ 1 mil, em caso de descumprimento.

    De forma subsidiária, a Fatma foi condenada a recuperar as margens do Rio Sertão, apresentando projeto de recuperação de área degradada no prazo de 30 dias subsequentes ao prazo da ré particular

    Entenda o caso - Em 1996, membros do Comitê Interbairros contra as Cheias da Bacia do Itacorubi alertaram o MPF/SC sobre a pretensão da construção de um complexo comercial, incluindo posto de combustíveis, no bairro Santa Mônica, às margens do Rio Sertão. Além de se colocarem contra o empreendimento, ressaltaram que as obras já tinham sido iniciadas, provocando danos ao meio ambiente.

    A construção foi responsável por aterramento nas margens do Rio Sertão, integrante do complexo conhecido como Manguezal do Itacorubi, que é bem da União Federal.

    ACP Nº 5019484-41.2013.4.04.7200/SC.

    Assessoria de Comunicação
    Ministério Público Federal em SC
    Fones: (48) 2107-2466 e 98848-1506
    E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
    www.mpf.mp.br/sc
    Twitter: @MPF_SC
    • Publicações37267
    • Seguidores711
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações238
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sentenca-determina-a-desocupacao-das-margens-do-rio-sertao-em-florianopolis-sc/519460868

    Informações relacionadas

    Pedida desocupação de área de preservação às margens do Córrego Vaca Brava

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)