Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Separação do lixo exige incentivo à comunidade

    Projeto prevê abatimento no IPTU

    Curitiba - Pouco mais de uma década do surgimento da Família Folha - personagens em forma de folha para incentivar a reciclagem -, as discussões e práticas sobre a separação do lixo em Curitiba dependem das campanhas de sensibilização à comunidade. A coleta de materiais recicláveis entre 2004 e 2008 quase dobrou quando realizado um trabalho de incentivo à separação de materiais recicláveis.

    Há cinco anos, os programas ''Lixo que não é lixo'' e ''Câmbio verde'', da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), recolheram 10,9 mil toneladas de materiais recicláveis. Em 2008, no segundo ano de uma campanha de mobilização realizada pela secretaria, o número passou para 18,4 mil toneladas. A média mensal nestes dois períodos foi de 712 e 1,2 mil toneladas, respectivamente.

    As campanhas educativas sobre ''O lixo que não é lixo'' nos anos 1990 mobilizaram famílias inteiras e abriram a discussão sobre a reciclagem de resíduos. Com o impasse a respeito do Aterro da Caximba, perto de atingir sua capacidade máxima, o assunto volta à discussão. A Caximba recebe lixo de Curitiba e região metropolitana.

    Um projeto de lei protocolado no início do mês pelo vereador Paulo Frote (PSDB) pretende estimular ainda mais a separação de materiais recicláveis. A proposta sugere conceder abatimentos no IPTU a contribuintes que realizem a separação correta do lixo.

    As definições para seleção dos contribuintes e o valor do abatimento só serão definidos durante a elaboração da lei, caso seja aprovada. Mesmo assim, Frote acredita que a proposta é viável, pois a ausência de recursos provocada pela renúncia fiscal seria compensada com a economia no pagamento às permissionárias do aterro sanitário, referente às toneladas de lixo depositadas no local. ''É uma campanha educativa, gera economia e é um incentivo para as famílias fazerem a separação'', defende.

    Incentivo Caso o projeto vire lei, os moradores de um condomínio do bairro Cabral, Região Norte, terão grandes chances de serem contemplados. Há cinco anos, o prédio conta com um sistema completo de separação do lixo, que envolve os habitantes dos 118 apartamentos.

    Os latões para lixo orgânico e reciclável em cada andar do prédio foram substituídos por um conjunto de latões para papel, plástico, metal, vidro e materiais orgânicos, localizados agora na garagem. A resistência inicial de alguns moradores em descer ao subsolo para depositar o lixo foi logo substituída pela preocupação ecológica. Além da conscientização ambiental, o zelador do condomínio, Antônio Sérgio Santos, atribui ao fim do mau cheiro e a ausência de baratas pelos corredores a aceitação rápida da nova metodologia. ''Agora não tem mais isso'', garante.

    A estrutura simples não exigiu muito investimento. A iniciativa facilitou também a coleta do lixo pelos catadores de materiais recicláveis.

    O morador José Dimas Novaes Patriota, 64 anos, apostou na idéia de separação do lixo desde o início. Para ele, iniciativas como a do vereador são importantes porque colocam em voga o debate sobre o assunto. ''O lado mais importante é o pedagógico, que mostra a importância de separar o lixo. Se a lei for aprovada, não será um grande desconto, mas vai incentivar a população a fazer isso'', afirma. Fonte: Folha de Londrina

    • Publicações9539
    • Seguidores89
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações842
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/separacao-do-lixo-exige-incentivo-a-comunidade/964338

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)