Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Sergio Frota participa de solenidade de sanção das leis que irão incentivar a leitura e a alfabetização no MA

    O deputado Sergio Frota (PSDB) representou a Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (5), na assinatura da sanção da lei que cria o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da lei que institui o Programa Estadual Mais Alfabetização. A solenidade aconteceu no Salão de Atos do Palácio dos Leões. O objetivo é fortalecer as políticas públicas de incentivo à leitura nos municípios e ampliar a alfabetização da população maranhense.

    O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão já existe há 37 anos, mas apenas como um serviço oferecido pela Biblioteca Pública Benedito Leite de apoio à implantação, capacitação de recursos humanos e atualização dos acervos das bibliotecas públicas. Agora, com a sua criação oficial, será garantido o pleno funcionamento desses equipamentos culturais, incentivando o apoio à pesquisa, à disseminação da informação e ao conhecimento de todas as camadas da população.

    “No ano passado, o Maranhão conquistou o prêmio de sistema de bibliotecas mais atuantes, mesmo sem a formalização. Então, estamos com essa política de formalizar para que consigamos mais avanços nesse setor. Um exemplo foram os Faróis da Educação, que foram transferidos para a Secretaria de Cultura e transformados em bibliotecas. Os bibliotecários estão felizes e comemorando e mais políticas como essa serão adotadas ainda este ano”, garantiu o secretário de Estado da Cultura e do Turismo, Diego Galdino.

    Já o Mais Alfabetização prevê apoio financeiro aos alunos mais pobres para que sejam garantidas as suas presenças em sala de aula. A ideia é ampliar a alfabetização da população maranhense, com a oferta específica de turmas podendo, inclusive, serem celebradas parcerias com associações para cumprir esse objetivo.

    “O Maranhão é o quarto estado que tem o maior número de analfabetos, uma marca muito ruim, mas que está sendo trabalhada desde o início da gestão do governador Flávio Dino. Nós já instituímos um programa estadual de combate e erradicação ao analfabetismo, que é o programa “Sim, eu posso”, que hoje já supera o programa federal, o Plano Brasil Alfabetizado. O programa federal hoje só vai alfabetizar 6 mil jovens e adultos e o nosso programa estadual, este ano, tem como meta alfabetizar mais de 20 mil pessoas”, explicou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

    O deputado Sergio Frota, que é presidente da Comissão de Educação da AL, ressaltou a importância dessas duas ações para a população. “Mostra a preocupação do governo Flávio Dino com a educação. A Assembleia teve a honra de aprovar essas duas leis, que são fundamentais para que as pessoas que estão na completa escuridão vejam o mundo do conhecimento, da escrita e da leitura para que possam se sentir como cidadãos”, assinalou.

    Na oportunidade, o governador Flávio Dino também anunciou a realização de concurso público para preenchimento de vagas de bibliotecários e destacou os avanços na educação do estado. “Vamos continuar nessa trajetória, pois acreditamos que ela é fundamental para que haja cidadania plena. A lei sancionada institui a política e cria os parâmetros para que essa política continue a se desenvolver e a crescer no Maranhão”, completou.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sergio-frota-participa-de-solenidade-de-sancao-das-leis-que-irao-incentivar-a-leitura-e-a-alfabetizacao-no-ma/475204712

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)